Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Hospitalidade na hotelaria: o que é?

Marcio Moraes

14/08/2017 08h00

Foto: kadmy/iStock

Você sabia que hospitalidade não se refere apenas a como somos recebidos na casa de amigos e parentes? "Ato ou efeito de hospedar ou de receber hóspedes", de acordo com seu significado, a hospitalidade se refere tanto aos anfitriões comuns, quanto à hotelaria e é um dos pilares da indústria do turismo. Aqui no Brasil, temos a fama de receber os turistas sempre de braços abertos, mas será que realmente somos uma referência em se tratando de hospitalidade? Descubra tudo sobre o assunto a partir de agora!

Foto: joesayhello/iStock

Podemos não nos dar conta, mas um dos fatores que mais influenciam uma viagem é a hospitalidade. Você sabia que nos templos bíblicos, lavar os pés do visitante era um sinal de cortesia? De lá para cá, muita coisa mudou e esse costume hoje não é mais visto, mas seja em hotel, resort, hostel ou casa de família, os viajantes sempre desejam ser bem acolhidos. E quando a experiência é ruim, naturalmente a maioria das pessoas evita retornar ao local, não é mesmo?

Cortesia, receptividade, conforto, lazer, alimentação, limpeza: desde à forma como a cama é arrumada em um hotel, até a maneira simpática de um concierge tratar os hóspedes, na hotelaria tudo está relacionado à hospitalidade.

Foto: Divulgação

Quem se interessa pela área pode procurar cursos profissionalizantes em países como a Suíça, famosa por ter as melhores instituições de formação em hospitalidade. Entre as suas escolas de hotelaria, estão a Glion Institute of Higher Education (GIHE) e a Ecole Hôtelière de Lausanne, onde há um Centro de Pesquisa de Hospitalidade e ainda é possível se especializar no tema com cursos de MBA e mestrado. As oportunidades de carreira estão em setores como consultoria, marketing, finanças e gestão de hotéis nacionais e internacionais, restaurantes e parques temáticos.

Quem está no ramo sabe que a hospitalidade é muito mais que ser cortês, é preciso se preocupar com todos os aspectos da estadia e garantir a satisfação do cliente. Por isso, cursos de especialização voltados ao assunto têm sido cada vez mais valorizados na indústria hoteleira e turística.

Foto: monkeybusinessimages/iStock

E aí, você também considera a hospitalidade na hotelaria um dos aspectos mais importantes na viagem? Conte-me nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!