Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Tem pavor de andar de avião? Veja minhas dicas para superar esse medo!

Marcio Moraes

23/08/2017 08h00

Conhece alguém que já perdeu a oportunidade de conhecer um lugar por causa do pavor em andar de avião? A aerofobia, como se chama o medo de voar, afeta 40% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope. O calafrio no momento em que o avião decola, o pânico em pensar na aeronave caindo… Para te ajudar a se livrar destas sensações, trouxe aqui algumas das minhas dicas!

Distraia-se durante o voo

Não pensar no medo é uma dica velha, mas sempre ajuda! O catálogo de filme das companhias aéreas geralmente traz opções para diferentes gostos. Da comédia romântica ao suspense, você pode escolher uma trama interessante que te prenda durante os momentos de tensão. Há ainda uma vasta seleção de músicas e jogos para distrair os passageiros e fazer o tempo passar mais rápido!

Foto: kasto8/iStock

Não sente na janela

Algumas pessoas acham que o pânico está relacionado ao voo, mas na verdade têm medo da altura (afinal, os aviões voam em média 11.000 metros acima do nível do mar). Então, um bom teste é sentar no corredor ou nas poltronas do meio da aeronave. Você pode até ter visão para as janelas, mas não será tão incômodo quanto se elas estivessem bem ao seu lado. Evite ficar olhando para fora e veja se isso faz você se sentir melhor!

Foto: PR Image Factory/iStock

Trate-se com profissionais especializados em aerofobia

Os que sentirem que uma ajuda profissional é a melhor opção para acabar com o medo podem procurar a VOE Psicologia, uma empresa especializada neste tipo de fobia. Inaugurada este ano, a VOE foi treinada pela Voar sem Medo, em Portugal, e é a primeira com a proposta no Brasil. A terapia pode ser feita individualmente ou em grupo, nas cidades de São Paulo e Brasília. Quer saber se você tem a fobia ou não? No site da empresa é possível fazer um teste para descobrir qual é o nível do seu medo!

Foto: George Rudy/iStock

Conheça o avião e as turbulências

Mas se o seu problema é pensar na ideia de que o avião possa cair, é aconselhável conhecer os funcionamentos da aeronave. Assim, você tem consciência de que ela é segura! Muitas pessoas não sabem que a chance de acidentes fatais em motos ou carros é bem maior do que em aviões. Outro fato é que este transporte está preparado para aguentar turbulências fortes, ou seja, a agitação não significa que a aeronave irá cair.

Foto: Alxey Pnferov/iStock

E aí, está se sentindo mais preparado para voar? Deixe o medo no aeroporto e traga a coragem a bordo!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!