Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Já imaginou voar num avião sem piloto?

Marcio Moraes

28/08/2017 08h00

A tecnologia não para de nos surpreender! Depois do carro que se auto dirige, parece que é a vez dos aviões receberem um upgrade por conta de novas invenções: nos próximos anos, é possível que entremos em aviões sem pilotos! Vem entender mais dessa história!

A americana Boeing, a maior fabricante de aeronaves do mundo, divulgou que já está realizando diversas pesquisas e até mesmo testes em terra com um jato adaptado com essa nova tecnologia. O objetivo da empresa é que, em 2018, alguns monomotores comecem a utilizar a tecnologia, para que, no ano seguinte, as aeronaves 787, de passageiros, passem a ser autônomas.

Foto: Divulgação/Boeing

A razão principal para o estudo é a preocupação com o aumento da necessidade de pilotos: em 2040, a estimativa é de que 1,5 milhões de profissionais estejam no mercado! Mas, se o projeto for para frente, as mudanças não devem ser imediatas. A ideia é que o processo aconteça por etapas, então, por exemplo, um voo de longa duração deixaria de ter dois pilotos e passaria a ter apenas um.

Foto: hxdyl/iStock

E, é claro que a segurança também é um ponto importante para a empresa. Com 2016 tendo sido considerado o ano mais seguro da aviação, segundo a Aviation Safety Network, a Boeing terá ainda mais trabalho para manter esses padrões e convencer as organizações reguladoras de que não há nenhum problema nelas.

E você, teria coragem de entrar em um avião sem piloto?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!