Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

No topo dos arranha-céus mais altos do mundo

Marcio Moraes

13/09/2017 08h00

Você já teve a sensação de olhar pela janela e ver o chão bem distante? Com os carros bem pequenos e as pessoas mais ainda, andando pelas ruas? Agora, imagine você não conseguir ver nem isso. É isso o acontece quando você fica no topo dos prédios mais altos do mundo. Separei os cinco maiores arranha céus aqui para mostrar pra você o quão longe do chão podemos ficar sem muito esforço.

1. Burj Khalifa – 828 metros
Dubai, Emirados Árabes

Especialista em esbanjar luxo, é claro que os emiradenses tinham que ser os primeiros da lista. O Burj Khalifa não é só o primeiro da lista, como também chegou a esse posto com uma grande vantagem, com quase 200 metros a mais que o segundo colocado da lista.

Construído entre 2004 e 2009 em Dubai, o prédio serve de espaço para, escritórios, quartos de hotel, apartamentos e plataformas de  observação. E, como se não bastasse, o Burj Khalifa também tem a balada mais alta do mundo, localizada no 144º andar.

Foto: willcao911/iStock

2. Shanghai Tower – 632 metros
Xangai, China

Com uma arquitetura única – essas curvas externas me deixam de queixo caído até hoje – a Shanghai Tower pode não ser o prédio mais alto do mundo, mas tem o recorde de o andar usável mais alto do mundo (587 metros).

Numa parceria entre o escritório americano Gensler e a arquiteta chinesa Jun Xia, a estrutura é, na verdade, um conjunto de nove prédios cilíndricos empilhados. Com sistemas de transporte vertical, a torre é praticamente uma cidade, com capacidade para 16.000 pessoas diariamente e que conta até com piscinas, jardins e restaurantes.

Foto: aiqingwang/iStock

3. Abraj Al-Bait – 601 metros
Meca, Arábia Saudita

Apesar de ser "só" o terceiro mais alto do mundo, o Abraj Al-Bait é dono de um outro recorde bastante interessante: é o prédio mais caro já construído! Mais de U$15 bilhões foram desembolsados na construção da torre, que faz parte do projeto do Rei Abdulaziz para modernizar a cidade.

Em funcionamento desde 2011, o prédio tem relógios gigantes (os maiores do mundo, inclusive!) em todas as laterais do seu topo, e contam ainda com 2 milhões de luzes de LED! Para os peregrinos que vão à Meca, o Abraj tem outro atrativo: um hotel, que está apenas a alguns metros da Grande Mesquita.

Foto: Sapsiwai/iStock

4. Ping An Finance Center – 555 metros
Shezhen, China

Apesar de contar com todos os elementos dos outros gigantes dessa lista, como hotéis, restaurantes e plataformas de observação, o Ping An Finance Center foi construído com um objetivo principal: reunir empresas, de maneira pura e simples, especialmente do ramo financeiro.

Finalizado só no ano passado, o prédio foi, em 2015, palco das aventuras de Keow Wee Loong. O fotógrafo da Malásia é conhecido por escalar prédios, e fez das obras incompletas do Ping An seu desafio. A trajetória foi até documentada pela equipe do projeto Ontheroofs, e ele não foi o único a se arriscar.

Foto: Baycrest/Wikipedia Commons

5. Lotte World Tower – 554 metros
Seoul, Coréia do Sul

Fechando a lista de hoje, mais um gigante asiático. A apenas um metro de distância do quarto colocado, a Lotte World Tower é também a mais recente adição ao grupo.

Com um design inspirado nas cerâmicas coreanas, o prédio foi feito para suportar terremotos de até nove graus na escala Richter, algo incrível para um edifício dessa altura! Assim como seu antecessor na lista, o Ping An, a Lotte World Tower também foi desbravada pelo time do Ontheroofs.

Foto: Divulgação

E você, subiria até o topo desses prédios?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!