Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Muito além de High School: veja os diferentes tipos de intercâmbio

Marcio Moraes

04/10/2017 08h00

Os brasileiros têm dado cada vez mais importância ao intercâmbio, certo? De acordo com a Pesquisa Selo Belta 2017, este mercado movimentou US$ 2 bilhões apenas em 2016! A convivência com culturas diferentes, o aprendizado de uma nova língua, a tão esperada independência… São muitos os benefícios que um programa como o famoso High School – semestre ou ano escolar em uma instituição estrangeira – pode oferecer.

Mas não para por aí, há outras opções de viagens educacionais disponíveis que podem se adequar melhor ao seu perfil ou de sua família. Pronto pra conhecer quais são elas?

Em família

Tem medo de deixar seu filho adolescente ir sozinho para outro país, mas ainda assim deseja que ele viva a experiência? Isso é fácil de resolver, porque a família inteira pode embarcar junta nesta viagem educacional! Mas atenção: para todos aproveitarem ao máximo o intercâmbio, as atividades são personalizadas de acordo com as idades.

Foto: Fam Veld/iStock

Esportivo

Este é o intercâmbio perfeito para quem pretende se tornar atleta. E não é apenas futebol, outros esportes menos comuns no Brasil, como saltos ornamentais, também estão disponíveis. Os que se interessarem podem procurar empresas específicas, como a EducaSports, que ajudam esportistas a buscar bolsas de estudos em universidades estrangeras.

Au Pair

O intercambio Au Pair já está muito conhecido entre os jovens. Trata-se do programa para trabalhar como babá. O mais interessante é que, além de praticar o idioma, você tem a experiência de participar da rotina de uma família com uma cultura totalmente diferente da nossa. E claro, ainda ser pago por isso! A maioria das agências de turismo indica a opção para mulheres de 18 a 26 anos.

Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Em casal

É difícil encontrar alguém que não goste de uma viagem romântica a dois, mas que tal unir o útil ao agradável e estudar um idioma durante essas "férias"? O legal do intercâmbio em casal é ter uma companhia para explorar o país e fazer novas amizades. E ainda dá para tentar aquele descontinho camarada por serem duas pessoas, né? É só fechar o pacote com seu companheiro e voar para o seu destino!

Trabalho voluntário

Também conhecido entre as opções da lista, o intercâmbio com trabalho voluntário oferece aos jovens a oportunidade de fazer a diferença! Apesar de também aprender uma nova língua, o mais importante deste programa é a experiência única de se doar em prol de uma causa.

Foto: iStock

Agora não dá para falar que não existe opção de intercâmbio para você, né? Pronto para aprender uma nova língua?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!