Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

De Brunei ao Brasil: conheça comandantes mulheres ao redor do mundo

Marcio Moraes

09/10/2017 08h00

Você se lembra de ter pegado um voo com uma comandante mulher? Difícil né? Apesar de hoje ocuparem mais espaço na aviação que antigamente, apenas 4 mil de 130 mil pilotos ao redor do mundo são mulheres. Por isso, é preciso valorizar quem chegou nesta posição! Aqui estão alguns exemplos ao redor do mundo de mulheres que passam longe de ser o "sexo frágil" e realizaram o sonho de liderar um avião:

Em 2016, um Boeing 787 da Royal Brunei Airlines comandando apenas por mulheres marcou história ao pousar em Jidá, na Arábia Saudita. A capitã bruneana Sharifah Czarena Surainy foi a primeira mulher a chegar nesta função em uma companhia aérea do Sudeste Asiático, em 2012. Um pouco tarde, não?

As co-pilotas Nadiah Pg Khashiem e Sariana Nordin ficaram encarregadas de ajudar a colega nesta missão tão simbólica para o país, que recentemente autorizou as mulheres a tirar licença para dirigir há apenas uma semana!

Pilota do Boeing 737 da companhia romena Blue Air, a belga Kimberly tem 112 mil seguidores no Instagram!

A sueca Maria Fagerström possui 327 mil seguidores e exibe o glamour de trabalhar viajando ao redor do mundo também no canal do Youtube Maria the Pilot e blog de mesmo nome. A pilota do Boeing 737 atualmente mora nas Ilhas Canárias.

Colega de Maria, Malin Osiban Rydqvist também faz sucesso na rede social com 195 mil seguidores. Além de pilota, a sueca é professora de ioga.

A segunda Maria da lista tem como colegas a sua xará e a Malin. Ela detém 434 mil seguidores no Instagram e também possui um canal no Youtube e um blog. Sempre com um sorriso, Maria Pettersson pilota um Boeing 737 e divide seu dia a dia com todos os curiosos pelas mídias sociais.

Eser Aksan Erdogan, da Pegasus Airlines, já acumula quase 88 mil seguidores na rede social. Há dois anos, a holandesa se casou com o também piloto Volkan. Um romance para ficar nas nuvens!

A brasileira Cris Macahiba é pilota na companhia Azul e faz sucesso com seus 35,1 mil seguidores no Instagram, onde compartilha um pouco do seu cotidiano.

Mulher em alto-mar!

Se já é difícil encontrar mulheres no comando de um avião, no de navio é mais ainda! Em 2015, Kate McCue se tornou a primeira capitã de cruzeiros nos Estados Unidos. A comandante explora o mundo em alto-mar a bordo da embarcação Celebrity Summit, da Celebrity Cruises.

Difícil não se inspirar, né? E que cada vez mais mulheres tomem conta da aviação e da marinha!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!