Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Comemore o aniversário de São Paulo com 5 curiosidades sobre a cidade

Marcio Moraes

24/01/2018 08h00

Nesta quinta-feira (25), São Paulo comemora 464 anos! Conhecida como Terra da Garoa, a capital paulista é a maior metrópole da América do Sul e possui cerca de 12 milhões de habitantes. Para comemorar a data especial, eu, como bom paulistano, escolhi cinco curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a cidade.

A Avenida Paulista já teve outro nome

No ano de 1927, a nossa querida Avenida Paulista passou a se chamar Avenida Carlos de Campos, em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo, que havia morrido naquele ano. O político deu nome à via durante três anos, até que outro prefeito da cidade decidiu desfazer o ato do antecessor.

Foto: iStock

Existem mais ratos que pessoas em São Paulo

O Centro de Controle de Zoonoses estimou, em 2005, que havia quinze vezes mais ratos que pessoas na cidade de São Paulo. São cerca 160 milhões dos roedores! Em outras metrópoles, isso também acontece: em Nova York, são sete ratos por habitante.

Como Londres, SP tinha ônibus urbano de dois andares

Em 1987, os paulistanos puderam viajar pela cidade como os londrinos, em ônibus com dois andares na cor vermelha. Entre aquele ano e 1988, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) colocou 37 unidades para circular na linha 5111, no corredor de Santo Amaro. Infelizmente, a ideia não deu certo devido aos cabos de força dos trólebus, que enroscavam nos ônibus.

Foto: Reprodução

São Paulo já elegeu um rinoceronte

Não é mentira: a cidade de São Paulo elegeu um rinoceronte chamado Cacareco (que significa objeto velho ou usado) para vereador, em 1959. O animal pertencia ao zoológico da Água Funda e recebeu entre 90 e 100 mil votos para o posto. O motivo para esse acontecimento não é uma surpresa: os paulistanos estavam decepcionados com os políticos nas eleições para a Câmara Municipal.

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo

Atrás apenas de Nova York, São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo! De acordo com a Associação Pizzarias Unidas, são mais de seis mil pizzarias espalhadas pela capital paulista. No Brasil, um milhão de pizzas são consumidas diariamente.

Foto: iStock

E aí, você já sabia de alguma dessas curiosidades?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!