Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Martini, Negroni e mais: veja a história dos drinks mais pedidos do mundo

Marcio Moraes

30/04/2018 08h00

Viagens e drinks são assuntos que estão diretamente relacionados. Sair da zona de conforto ao experimentar bebidas típicas dos lugares visitados, ajuda também a alimentar a nossa bagagem cultural e sempre completam as memórias de momentos especiais.

Em todos os lugares do mundo iremos nos deparar com drinks exclusivos e diferenciados, mas os clássicos nunca perdem sua majestade. Por isso o post de hoje é dedicado aos coquetéis mais pedidos ao redor do mundo e um pouco de suas histórias:

Dry Martini

O drink foi criado em 1912 pelo bartender Martini di Arma di Taggia, do Knickerbocker Hotel, em Nova York, para o magnata Jonh D. Rockfeller. Sua missão era entregar um drinque extremamente seco.

Ter uma taça de Dry Martini nas mãos é estar diretamente conectado a décadas de elegância e glamour americanas. Foi em 1956, quando Hollywood lançou o filme "Diamonds Are Forever", onde James Bond disse a frase "Shaken not stirred" e eternizou o drink.

Sabemos que a receita sofreu alterações com o tempo, porém as características principais e o espírito do Dry Martini permanecem intactos. É na simplicidade do gin London Dry, do vermute seco e da azeitona que estão o seu maior trunfo.

Dry Martini

Cosmopolitan

Segundo a história mais conhecida, Cheryl Crook, mixóloga em um bar da moda em South Beach na década de 80, notou que muitas pessoas pediam Martinis, não porque gostavam, mas sim por estar na moda.

Ela então teve a ideia de criar um coquetel de sabor mais suave, que fosse servido na mesma taça. O suco de Cramberry, com limão, vodca e licor Cointreau se tornou uma receita de sucesso.  Logo o pink drink na taça de Martini pipocava nos bares mais badalados de São Francisco, Londres e Nova Iorque com o seu toque cool.

Cosmopolitan

Old Fashioned

Criado no século XIX, foi o primeiro coquetel datado da história, sobreviveu à sua quase extinção por conta da lei seca americana nas primeiras décadas do século XX, e finalmente se tornou um dos clássicos drinks de acordo com a International Bartenders Association.

Ainda que o Old Fashioned não seja tão famoso no mundo audiovisual como o Martini ou o Cosmopolitan, ele tem sua importância. É, por exemplo, a bebida de preferência de Don Draper, vivido por Jon Hamm na série Mad Men, e do personagem de Ryan Goslin na comédia "Amor a Toda Prova".

Preparar um Old Fashioned é mais rápido do que se imagina, o problema é que, por ser um coquetel bem antigo, existem algumas variações, mas a receita clássica leva duas doses de Bourbon ou Tennessee Whiskey, Angostura (um concentrado aromático), torrão de açúcar, casca de laranja, cereja em calda, água e gelo.

Old Fashioned

Moscow Mule

Reza a lenda que, em 1939, John G. Matin e Jack Morgan se encontraram no Chatham Bar de Nova York e tiveram a ideia de misturar vodka com cerveja de gengibre e limão espremido para criar o Moscow Mule.

O clássico dos anos 1950 ajudou a popularizar o consumo de vodka nos Estados Unidos e no Canadá. O seu nome, algo como mula de Moscou, é uma referência ao efeito que o destilado de origem russa, cujo teor alcoólico varia de 35% a 60%, costuma causar em seus bebedores.

Moscow Mule

Negroni

O Negroni nasceu em 1919 num bar em Florença, na Itália, quando o Conde Camillo Negroni pediu ao bartender para preparar uma variação mais forte do Americano, um coquetel bem conhecido na época, que trazia Campari, vermute doce e soda.

Foi então que ele colocou o gim no lugar da soda e assim nasceu o Negroni. Desde então a fama do drink cresceu não apenas na Itália, mas no mundo todo.

Negroni

Ficou com água na boca?

Quer mais dicas de viagem? Assista ao Companhia de Viagem aos domingos, às 19h30, na Record News!

 

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!