Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Você sabe onde fica a Babilônia?

Marcio Moraes

27/03/2015 16h37

Caro amigo,

Mal nos despedimos do Comendador, de Império, e outra novela global já tem causado reboliço: Babilônia. Desta vez, parte da história se passa em uma comunidade de mesmo nome, situada na zona sul do Rio de Janeiro. Mas você já deve ter ouvido falar na região histórica, muito citada na Bíblia, cujo significado é de confusão, não é mesmo? E você sabe o que foi e onde fica a verdadeira Babilônia?

Copyright: Jukka Palm/ Shutterstock

Copyright: Jukka Palm/ Shutterstock

A palavra babilônia vem de babel, que na transcrição do grego e hebraico para o português significa confusão, desordem. Na língua babilônica, entretanto, acredita-se que o significado era "porta de Deus".

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

Esta histórica cidade foi a antiga capital da Suméria, na Mesopotâmia, que hoje corresponde ao território do Iraque. Muitos historiadores acreditam que o Império Babilônico teve grande importância para a origem da civilização devido ao Código de Hamurabi. Constituído pelo rei de mesmo nome que atuava na época, dizem que este é o conjunto de leis mais antigo do mundo.

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

Outra crença em torno desta antiga sociedade é que ela teria sido fundada em torno de 1.950 antes de Cristo. Este povo ficou conhecido pelas avançadas técnicas de astronomia, arquitetura, agricultura, organização social, conquistas militares e economia.

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

O território também foi abrigo dos mitos da Torre de Babel e dos Jardins Suspensos da Babilônia, considerados uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Se existiram mesmo ou não, já é pauta para outra discussão.

Copyright: garanga/ Shutterstock

Copyright: garanga/ Shutterstock

Infelizmente, pouco resta do local além de ruínas mal preservadas e judiadas pelo tempo. Há, inclusive, um projeto chamado Future of Babylon, que visa a restauração do sítio arqueológico, bastante deteriorado após a interferência do ex-ditador Saddam Hussein. Durante os anos 1.980, o líder político tentou reconstruir a Babilônia, sobrepondo tijolos com seu nome nos muros do local.

Atualmente, contudo, o país ainda vive em constantes conflitos. Por isso, é essencial estar muito bem preparado antes de se aventurar pela região.

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

Copyright: thomas koch/ Shutterstock

 

Ótima viagem!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!