Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Cingapura: a pequena notável do Sudeste Asiático

Marcio Moraes

30/03/2016 16h04

Caro amigo,

A natureza não foi benevolente com aquele pedacinho de terra que jaz entre a Malásia e a Indonésia. Falta-lhe água fresca, floresta ou qualquer atributo natural que arranque suspiros. Seu povo, entretanto, conseguiu erguer uma nação a partir do nada: um paraíso de diversidade e modernidade. Cingapura rompeu paradigmas para se posicionar como um país de primeiro mundo em uma região onde a pobreza reina; se consolidar como um ponto turístico importante em meio a concorrentes fortíssimos; e acolher tantos expatriados ao reinventar uma identidade única e, ao mesmo tempo, universal. Tem como não amá-la?

Divulgação

Divulgação

A cidade-estado mais rica – e cara – do sudeste asiático é também uma das menores da região, com meros 710 quilômetros quadrados. Mas não se engane, meu amigo. Seu tamanho não impede que ela atinja o status de megalópole, digna de competir com grandes capitais mundiais, como Nova Iorque e Londres. Uma pulsante vida urbana dita o ritmo de Cingapura, onde engravatados vêm e vão pelos metrôs perfeitamente conservados. Lojas de grife da Orchard Road se misturam às barracas de comida tipicamente asiáticas do centro, enquanto gigantescas árvores de metal brilham durante o anoitecer.

Divulgação

Divulgação

Um dos símbolos da grandeza deste ambicioso destino é a Singapore Flyer, roda gigante que ocupou o lugar de maior do mundo até março de 2014, quando a High Roller de Las Vegas foi inaugurada. Do topo da Singapore Flyer, que alcança 165 metros, é possível avistar um panorama de todo o território do país. Cada volta dura cerca de 30 minutos e as cabines refrigeradas comportam até 28 pessoas. Experiências exclusivas incluem um jantar, chá da tarde ou até uma rodada de drinks em cabine especial com direito a duas voltas. Outra experiência à altura da roda gigante é a cobertura do Marina Bay Sands, um dos hotéis mais complexos já construídos e exemplo da obstinação asiática. O Skypark é uma área de lazer que ocupa o 57º andar do prédio e oferece uma belíssima vista para a marina, a 150 metros de altura. Destaque para a piscina de borda infinita, uma das mais ousadas e bonitas do mundo.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Exploradores têm pretextos de sobra para passar o dia na rua, seja em um passeio pelo agradável jardim botânico, em uma volta pelo borboletário ou até em uma sessão de fish SPA, método que utiliza peixes em tratamentos estéticos. Outras opções que envolvem o contato com a natureza incluem o Singapore Zoo, singular por manter os animais livres em ambientes que recriam seus próprios habitats, o Jurong Bird Park e o Night Safari. Destaque para o Gardens by the Bay, onde as icônicas árvores de metal alcançam 50 metros de altura e fornecem sombra durante o dia e um espetáculo de luz e som à noite.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

E, como não poderia deixar de ser, a gastronomia do país asiático é tão diversa quanto sua população. Viajantes podem se deliciar tanto nas barracas de comida na rua, com pratos chineses ou indianos a menos de US$10, como no restaurante japonês do renomado chef Tesuya Wakuda, o Waku Ghin. O menu degustação, com dez pratos, parte de US325 por pessoa. Basta apenas decidir como se deliciar na intensa gastronomia cingaporense.

Cingapura é um dos meus destinos favoritos. Espero que entre na sua wish list também!

Abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!