Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Moscou a pé: explore o coração da capital russa caminhando

Marcio Moraes

01/09/2017 08h00

Nada melhor do que conhecer um lugar novo e se exercitar ao mesmo tempo, não é? Em lugares com vários pontos turísticos pertinho uns dos outros, é legal aproveitar para passear a pé ou pedalar, enquanto admira as paisagens durante o trajeto. O Companhia de Viagem embarca com destino à Rússia neste sábado – às 19h, na Record News – e começa mostrando os encantos de Moscou. Para quem quer explorar a capital russa sem depender do transporte público, trouxe o roteiro perfeito pelo coração da cidade!

Kremlin

A fortaleza com nome de doce de padaria, símbolo do poder político da Rússia, é a nossa primeira parada. As paredes vermelhas da edificação escondem segredos, túneis subterrâneos e até passagens secretas! Entre as duas mil pessoas que já chamaram a edificação de casa, estão czares e líderes políticos como Vladimir Lênin (1870-1924) e Josef Stalin (1878-1953), símbolos da revolução comunista que hoje estão enterrados na cidadela.

Foto: artolympic/iStock

10 minutos – Catedral de São Basílio  

Também situada na Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio e suas cúpulas são, talvez, o ponto mais querido por quem busca conhecer a capital russa. O cartão-postal é herança de Ivan, o Terrível (1530-1584). Reza a lenda que o primeiro czar do país ordenou que o arquiteto tivesse seus olhos removidos para, assim, nunca criar algo mais belo! Com diferentes cores e formas geométricas, os domos dispostos em minicapelas são a marca registrada de um dos principais cartões postais da cidade.

Foto: Max Ozerov/iStock

3 minutos – Shopping Gum

Logo em frente aos muros vermelhos do mausoléu, está o shopping GUM, um edifício majestoso e um dos principais pontos de consumo da capital russa. O prédio é um antigo mercado que foi transformado em shopping. Aqui, não deixe de olhar para cima, porque o teto foi projetado pelo arquiteto Vladímir Shukhov.

Foto: Kwong Yee Cheng/Flickr

3 minutos – Mausoléu de Lênin

Outro ponto da Praça vermelha é o Mausoléu de Lênin, bem pertinho do principal shopping center de Moscou. Como o nome indica, o lugar abriga o corpo embalsamado do fundador da URSS. Na atração, é proibido tirar fotos ou fazer movimentos bruscos. Acredite se quiser: a múmia de Lênin está exposta no local desde 1924, ou seja, ele está mesmo no formol! Quem tiver pique, pode ainda visitar a Catedral de Cazã e o Museu Histórico do Estado, um do lado do outro.

Foto: vagant/iStock

10 minutos – Teatro Bolshoi

Com dez minutos de caminhada, saindo da Praça Vermelha, é possível chegar no Teatro Bolshoi. Quem gosta de óperas e ballet clássico e vai à cidade com tempo de sobra, tem a obrigação de assistir a um espetáculo no edifício! O prédio abriu suas portas ao público na época em que Alexandre II governava, em 1856, com a ópera I puritani, de Vincenzo Bellini.

Foto: Serjio74/iStock

E aí, pronto para a caminhada? Não esqueça de embarcar nesse destino lindo com o Companhia de Viagem este sábado, às 23h30, na Record News!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!