Descubra as melhores novidades hoteleiras no Rio de Janeiro
Marcio Moraes
27/04/2016 17h03
Daqui a exatos cem dias, o Rio de Janeiro entra para a História ao sediar os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul. A Cidade Maravilhosa se prepara para receber milhares de visitantes que, sob o pretexto de acompanhar a maior competição esportiva do mundo, buscam também os encantos do destino mais cobiçado do País.
Com a chegada da Olimpíada, o Rio de Janeiro floresce para a hotelaria. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro (ABIH – RJ), são 25 mil novos quartos. Dos empreendimentos recentes, um seleto grupo salta aos olhos. Nomes de peso, como Hilton e Trump, estreiam em solo carioca com a promessa de aliar serviço impecável, design e boa gastronomia com a inconfundível silhueta da cidade mais encantadora do País. Veja, a seguir, uma seleção dos melhores hotéis que abrem as portas na Cidade Maravilhosa para os Jogos Olímpicos:
1. BLUE TREE PREMIUM DESIGN
Inaugurado em março de 2016, o hotel alcança lugar de destaque na tranquila praia Recreio dos Bandeirantes, onde as curvas de sua fachada imperam absolutas. O grupo Blue Tree, em parceria com a construtora carioca Calper, teve a influência de grandes nomes da arquitetura mundial, como Gaudí e Zaha Hadid, para erguer um hotel que, antes de sua inauguração, já foi reconhecido e premiado.
As linhas fluidas e orgânicas complementam uma decoração clean e moderna, que confere ao hotel sofisticação e personalidade. A área de lazer conta com uma piscina de borda infinita com bar panorâmico, solarium, spa e fitness center.
2. VILA GALÉ
Localizado no mais boêmio e efervescente bairro carioca, a Lapa, o hotel Vila Galé Rio de Janeiro tem muita história para contar. Um antigo palacete do fim do século XIX foi completamente recuperado para dar lugar a um hotel cheio de personalidade, que une influências do samba e bossa nova em uma decoração inspiradora.
O hotel, inaugurado em dezembro de 2014, conta com uma biblioteca, o Spa Satsanga e um centro de convenções com oito salas. Destaque para o restaurante Inevitável, um à la carte com cozinha mediterrânea, e o bar Vinícius de Moraes, cuja vista para o pátio interno do palacete promete encantar seus hóspedes.
3. HILTON BARRA
Pertinho do Parque Olímpico, o Hilton Barra completa seu primeiro ano de funcionamento em terras cariocas como referência de qualidade. Logo na entrada, o vão livre de 37 metros anuncia uma estadia majestosa. A imponente escultura da artista plástica Iole de Freitas, por sua vez, remete à marca registrada do grupo: o acervo artístico que decora o hotel ainda conta com obras de Margareth Mee, Burle Marx e Di Cavalcante, entre outros.
A piscina na cobertura do hotel já se tornou um símbolo do lifestyle oferecido pelo Hilton. Some a isso um restaurante com especialidades brasileiras, um convidativo bar de coquetéis, amenities da marca francesa L´Occitane e havaianas personalizadas e voi lá! O sonho carioca tem um nome.
4. TRUMP HOTEL
O grande furor fica por conta da inauguração do Trump Hotel Rio de Janeiro (isso mesmo, o hotel do polêmico magnata Donald Trump!), com previsão de abertura para o fim do mês de julho – e ocupação total para o período dos Jogos Olímpicos. Autointitulado o hotel mais luxuoso do Rio de Janeiro, o Trump ocupa um espaço de honra no Jardim Oceânico, subdistrito da Barra da Tijuca, em um prédio que mistura modernismo e criatividade.
São 170 apartamentos, 13 dos quais suítes com piscina privativa na varanda. Na cobertura do edifício de 13 andares, a suíte presidencial ocupa 450 metros quadrados e inclui ainda uma piscina de borda infinita.
5. PESTANA RIO BARRA
Outro hotel que já está 100% reservado para o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é o Pestana Rio Barra, que oferece nada menos que 311 quartos, dos quais quatro têm varandas privativas. Com uma proposta de estadia mais intimista e despretensiosa, o Pestana Barra é versátil, pensado para atender viajantes que vêm ao Rio de Janeiro a lazer ou negócios.
Business center, salão de convenções, salas de reuniões e foyer se equilibram com o bar da piscina, o spa e o fitness center para oferecer opções para todos os perfis de hóspedes.
6. GRAND HYATT
O Grand Hyatt aparece como uma opção de resort urbano, conceito que une o serviço personalizado com a praticidade dos grandes hotéis. A localização privilegiada, à beira-mar, na Barra da Tijuca é outro ponto positivo para o hotel que acumula tantas outras qualidades.
Desenhado por Yabu Pushelberg, ícone do design internacional, o Grand Hyatt prima pelo uso de madeira, pedras, tons suaves e, sobretudo, arte local para se posicionar como referência. O paisagismo, que preza pela recuperação da vegetação nativa e local, é outro ponto de destaque.
www.riodejaneiro.grand.hyatt.com
7. PRODIGY HOTEL SANTOS DUMONT AIRPORT
Quem está de passagem pelo Rio de Janeiro tem a chance de ficar hospedado em um hotel junto ao Aeroporto Santos Dumont e ao Bossa Nova Mall com uma vista arrebatadora para a Baía de Guanabara. O Prodigy, inaugurado em dezembro de 2015, ocupa o espaço dos escritórios das antigas empresas Varig e Vasp. Viajantes com pouco tempo disponível no Rio de Janeiro optam por hospedagens de 3, 6, 8 ou 12 horas no hotel, que ainda conta com um telão com os horários de voos nas áreas comuns.
Lobby bar, restaurantes, piscina com borda infinita na cobertura, estacionamento com manobrista e – é claro! – acesso direto ao aeroporto Santos Dumont completam uma oferta conveniente e interessante.
SOBRE O BLOG
Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!