Topo

Conheça a tradicional Fiesta de los Muertos

Marcio Moraes

31/10/2014 16h25

Amigo,

 

Em minhas viagens pelo mundo, sempre aproveito para conhecer – até mais do que os lugares propriamente – as culturas locais. Acho magnífico observar costumes diferentes e absorver novas experiências! Quando fui ao México, por exemplo, ao desembarcar na capital, pude observar uma enorme comemoração. Eles estavam celebrando o Dia de Finados, conhecido por lá como a Festa dos Mortos, de uma forma bem peculiar.

Na maior parte do mundo, as pessoas vão ao cemitério com roupas escuras e flores em homenagem ao falecido. Na Cidade do México, porém, nos últimos dias de outubro já se sente a atmosfera de festa. Crianças fantasiadas e muitas pessoas passeiam com flores pelas ruas, e basicamente todas as lojas são decoradas com caveiras e túmulos. Tudo muito parecido com o Halloween americano.

A diferença é a celebração. Cada família faz um caminho de pétalas do cemitério até a casa do falecido, onde é montado uma espécie de altar com objetos pessoais do ente querido, porque acredita-se que nessa data os mortos voltam à terra.

Na data, as pessoas que vão aos cemitérios bebem, cantam e dançam para celebrar os mortos, pois os mexicanos consideram estes costumes uma forma de zombar da morte e conscientizar a todos de que isso faz parte da vida.

Curiosidades assim só se descobre viajando.

Aliás, não perca hoje o programa Companhia de Viagem, às 18h20, na Rede TV!

Forte abraço!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça a tradicional Fiesta de los Muertos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts