Topo

Que tal conhecer uma praia feita de vidros coloridos?

Marcio Moraes

04/02/2015 11h49

Olá companheiro,

Você deve estar se perguntando: como assim? Então hoje eu convido você a conhecer a Glass Beach, em Fort Bragg, na Califórnia. O curioso desse lugar está na areia inteirinha feita de cacos de vidro!

Copyright: IrinaK/ Shutterstock

No início do século 20, todos os moradores da região costumavam jogar o lixo doméstico na orla, desde restos de alimentos a garrafas, eletrodomésticos e carros velhos. Apenas em 1967 é que as autoridades locais resolveram fechar a área para evitar essa prática – que, convenhamos, é péssima, hein?

Copyright: Chris H Galbraith/ Shutterstock

Com isso, foi iniciado um processo de limpeza no local, mas o grande autor dessa faxina foi o próprio mar. Os anos foram passando e as águas transformaram os grandes montes de resíduos em pequenos pedaços de vidro e cerâmica espalhados pela areia.

Copyright: IrinaK/ Shutterstock

Até 1998, no entanto, a Glass Beach foi uma propriedade privada. Apenas em outubro de 2002 o Departamento de Parques e Recreação da Califórnia comprou o território, que passou a fazer parte do MacKerricher State Park.

Copyright: MNStudio/ Shutterstock

Hoje, essa linda praia colorida de 150 mil metros quadrados está aberta à visitação como uma área de proteção ambiental. Mas lembre-se: é proibido levar qualquer pedacinho de vidro para casa, ok?

Copyright: IrinaK/ Shutterstock

Outra dica: neste caso, a natureza foi generosa e ajudou a consertar um erro do homem, mas nem sempre será assim. Por isso, seja consciente e lembre sempre que lugar de lixo é no lixo!

Copyright: Steve Heap/ Shutterstock

Abraços e até a próxima!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Que tal conhecer uma praia feita de vidros coloridos? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts