Topo

Maior competição de vela do mundo chega a Itajaí

Marcio Moraes

11/03/2015 17h30

Olá amigo,

Você já deve ter ouvido falar na Volvo Ocean Race, a maior regata de volta ao mundo do planeta, não é mesmo? Pois você sabia que em abril a competição acontece em Itajaí, no litoral catarinense? Eu, amante de esportes náuticos que sou, com certeza estarei lá!

Foto: divulgação

De 03 a 19/04, a 12ª edição do evento vai agitar a cidade, situada junto à foz do Rio Itajaí-Açu. Serão 16 dias de parada para os sete times competidores, que devem partir neste domingo de Auckland, na Nova Zelândia.

Além do tempo para chegada, manutenção e descanso dos grupos, cada etapa possui também uma competição In-Port, com duração de uma hora. Tudo isso acontece dentro da Vila da Regata, estrutura criada para receber o evento e fãs do esporte, que ainda têm acesso a exposições, atividades culturais, concertos e muito mais.

Foto: Divulgação

Fundada em 1973, a corrida é o evento esportivo mais longo do mundo, com duração de nove meses. O maior desafio é enfrentar situações adversas como clima hostil, condições difíceis de navegação e comunicação restrita. Mas tudo isso, claro, com o suporte profissional necessário por parte dos organizadores.

Inclusive, uma das coisas que mais gosto de ver na Volvo Ocean Race é o modelo de barco disponibilizado às equipes, assim como toda a tecnologia a bordo. Para as próximas etapas, os grupos vão velejar com a embarcação Volvo Ocean 65, desenhada pela Farr Yacht Design e construída por quatro estaleiros da Itália, França, Suíça e Reino Unido.

Copyright: Lledo/ Shutterstock

Outra curiosidade sobre as regras da competição é que há, sim, uma equipe totalmente feminina: a Team SCA. Com três tripulantes a mais, desta forma todos os barcos ficam em pé de igualdade em relação ao peso, que faz toda a diferença.

Além disso, cada barco leva um jornalista que não ajuda em nada nas atividades esportivas. Ele – ou ela – é responsável apenas por documentar todas as histórias e aventuras vividas a bordo. Demais, não?

Foto: Divulgação

E aí, ficou curioso? Então marque sua viagem para Santa Catarina agora, que o evento já está chegando!
Até mais!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maior competição de vela do mundo chega a Itajaí - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts