Topo

Você sabia que a Cidade do México está afundando?

Marcio Moraes

01/05/2015 10h00

Olá companheiro,

A natureza nos dá muitos sinais de que precisamos repensar a forma como exploramos o meio ambiente. Um deles é a constante mutação do clima e, principalmente, de alguns territórios como Veneza, que afunda cerca de dois milímetros por ano. Mas você sabia que a Cidade do México imerge a uma velocidade muito maior que a província italiana?

Foto: Reprodução

Isso mesmo! Apesar dos esforços do governo para solucionar o problema, a capital mexicana – que é uma das mais populosas do mundo, com cerca de 21 milhões de habitantes – desce de 15 a 20 centímetros por ano!

Foto: Reprodução

Agora, vamos entender o motivo. O município foi erguido pelos astecas em cima do lago Texcoco, no ano de 1.325. No início, era um conjunto de pequenas ilhas artificiais construídas com terra – onde era utilizado o avançado sistema de chinampas para a plantação de alimentos. Com a colonização espanhola, porém, o processo de aterramento desta bacia foi acelerado devido à exploração desenfreada dos recursos naturais e, com o aumento da população, desde os anos 40 tem sido necessária a extração de água subterrânea. Tal fato sobrecarrega o solo da cidade mexicana e faz com que ele afunde rapidamente. Já imaginou?

Foto: Reprodução

As consequências disso podem ser vistas por todo o destino, repleto de calçadas rachadas e, principalmente, prédios tortos, como o Palácio de Belas Artes e a Basílica de Guadalupe. Já para chegar ao monumento Anjo da Independência, um dos mais simbólicos do local, os visitantes precisam subir vários metros de escada, construídas conforme a região afunda.

Foto: Reprodução

E aí, você sabia desse fato tão interessante sobre a Cidade do México?

Até mais!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você sabia que a Cidade do México está afundando? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts