Topo

O Dia dos Namorados ao redor do mundo

Marcio Moraes

12/06/2015 16h07

Caro amigo apaixonado,

Hoje é o dia das rosas vermelhas, dos bombons, dos restaurantes lotados, de muitos beijos e declarações. Mas, será que todo mundo comemora o dia dos namorados da mesma forma? Dei uma volta ao mundo para buscar para você alguns exemplos de tradição desta data tão emocionante.

Japão

Celebrado em 14 de fevereiro desde 1936, o Dia dos Namorados japonês foi introduzido na sociedade por uma fábrica de chocolates, com o intuito meramente lucrativo. Nada de diferente do que conhecemos por aqui, certo? Acontece que no Japão, essa data não tem uma conotação romântica e – pasmem! – as mulheres são responsáveis por presentear amigos e parentes com chocolates.

Foto: Reprodução

Só um mês depois, em 14 de março, os homens presenteados retribuem a gentileza com presentes que equivalem ao triplo do valor gasto pelas mulheres.

Foto: Reprodução

Arábia Saudita

Se você estiver no país árabe durante o Dia dos Namorados, cuidado! Existe um decreto oficial que condena comemorações alheias às datas sagradas do Islã. O Dia dos Amantes, como é chamado por lá, é totalmente censurado. Lojas de presentes e floriculturas são vigiadas pela polícia religiosa, para impedir que os apaixonados expressem seus sentimentos. Para você ter uma ideia, as mulheres não podem nem sair às ruas vestindo vermelho, a cor do amor, neste dia.

Foto: Reprodução

Dinamarca

No país europeu, há uma tradição que pode gerar confusões em pleno Dia dos Namorados. O Gaekkebrev é um cartão romântico que os homens mandam para suas amadas. Porém, um simples detalhe faz toda a diferença: o cartão não é assinado. Assim, a pessoa que recebe a declaração deve adivinhar o remetente da mensagem. Tarefa difícil, não?

Foto: Reprodução

Bom, acho que agora podemos valorizar nossas próprias tradições, mesmo que tenhamos que enfrentar as filas dos restaurantes, não é?

Foto: Reprodução

Um abraço e Feliz Dia dos Namorados!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Dia dos Namorados ao redor do mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts