Topo

Descubra Lisboa, a cidade das sete colinas

Marcio Moraes

05/10/2015 15h12

Caro viajante,

O simbolismo lisboeta é algo a ser estudado por aqueles que pretendem viajar pela capital de nossos colonizadores. São vários os roteiros que servem como uma ponte histórica entre a cidade e seus visitantes. Se olharmos para o passado, ainda no século XVII, encontraremos referências sobre as sete colinas de Lisboa, citadas por Frei Nicolau de Oliveira na obra "O Livro das Grandezas de Lisboa". Os enormes morros podem ser vistos por aqueles que chegam pelo rio Tejo, e oferecem uma paisagem fascinante através dos pontos mais altos da capital.

Pensando nisso, preparei uma pequena lista que desvenda o motivo pelo qual Lisboa é considerada "A cidade das sete colinas". Venha comigo nessa viagem no tempo:

1. São Jorge ou Castelo

Divulgação

É a mais alta colina de Lisboa. Também é chamada de Colina do Castelo, em referência ao imponente Castelo de São Jorge, construído pelos muçulmanos em meados do século XI.

2. São Vicente

Divulgação

Presente em um dos mais tradicionais bairros da cidade, a Colina de São Vicente recebeu o nome em referência a um dos santos mais importantes de Portugal. Do alto, é possível contemplar vários restaurantes e casas de Fado, estilo musical muito difundido no país.

3. Sant'Ana

Divulgação

Pertencente ao bairro de Anunciada, está localizada a oeste do Castelo de São Jorge. Considerada a "Colina da Saúde", em decorrência de um terremoto, em 1755, que tornou vários edifícios destruídos em hospitais para os moradores.

4. Santo André

A história conta que a Colina de Santo André serviu de instalação das tropas de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, durante a Reconquista Cristã, no século VIII. Ainda é palco do Miradouro da Graça, que dispõe de uma enorme vista da capital.

5. Santa Catarina

Divulgação

Localizada na Freguesia de Misericórdia, a colina abriga uma estátua do mítico gigante Adamastor, citado por Camões no livro "Os Lusíadas". Outras atrações incluem o Museu da Farmácia e do Miradouro de Santa Catarina.

6. Chagas

Recebe o nome em homenagem à Igreja das Chagas de Cristo, que foi erguida por marinheiros que realizaram a rota da Índia, em 1542. Destaque também para o Largo do Carmo, que abriga o Museu Arqueológico do Carmo.

7. São Roque

Divulgação

A última da lista está em um dos lugares mais agitados da capital, o Bairro Alto. As ruas estreitas e as casas seculares carregam um charme especial para encerrar o roteiro das sete colinas de Lisboa com chave de ouro.

Como eu disse, viajante, Lisboa é um livro de história que precisa ser explorado pelos visitantes.

Forte abraço!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Descubra Lisboa, a cidade das sete colinas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts