Leste Europeu: Uma alternativa para viagens econômicas no Velho Continente
Marcio Moraes
09/11/2015 17h30
Caro amigo,
Quando pensamos em Europa, geralmente não fugimos de figurinhas carimbadas como Espanha, Portugal, França e Itália, que são, frequentemente, ponto de partida dos roteiros de viagem mais clássicos. Porém, a Europa é diversificada em cultura, meu camarada! Uma visita pelo Velho Continente não se restringe apenas aos tradicionais destinos já citados.
Proponho aqui uma aventura por terras ainda um tanto quanto desconhecidas pelos turistas, mas que competem de igual para igual com os gigantes. Explore comigo o Leste Europeu e toda história por trás dessa região.
1. Budapeste, Hungria
A herança do Império Austro-Húngaro torna Budapeste uma capital rica em castelos e monumentos extravagantes. Caminhando pela ponte Széchenyi, o visitante poderá tanto explorar Peste, com suntuosos edifícios, como o do Parlamento (acima), como chegar a Buda e admirar os palácios da riqueza que decoram as ruas e avenidas. A divisão de ambos os trechos é feita pelo majestoso rio Danúbio, com barcos turísticos navegando por suas águas calmas.
2. Montanhas Tatra, Eslováquia
A cordilheira ocupa a fronteira entre a Polônia e a Eslováquia e merece atenção no Leste Europeu. Localizadas no ponto mais alto de Cárpatos, as montanhas são uma alternativa ao destino eslovaco mais procurado, a capital Bratislava. Boa opção tanto no inverno, com os resorts por ali espalhados, como também em outras estações, com trilhas muito bem organizadas.
3. Cracóvia, Polônia
Falar sobre Cracóvia sem citar o centro histórico extremamente conservado é impossível. A Cidade Velha foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1978, e é uma das atrações mais procuradas do sul polonês. São centenas de igrejas histórias e um casario medieval capaz de emocionar os olhos de turistas. Um bom início para a visita é começar pela enorme Praça do Mercado, a Rynek Glowny, com vários artistas e restaurantes.
4. Transilvânia, Romênia
Uma das regiões mais importantes do país, a Transilvânia respira lendas mundialmente conhecidas em seu território. Ali está erguido o Castelo de Bran, também chamado de Castelo do Drácula, o vampiro mais famoso da literatura. Isso torna a atmosfera da cidade rodeada por um ar assombroso, mas igualmente instigante. Ao longo da história, a nobreza construiu mais de cem castelos dignos daqueles filmes de terror. Vai encarar?
5. Praga, República Tcheca
Por ser a capital do país, Praga é um dos destinos mais procurados dessa lista. O pontapé inicial precisa ser feito em Staré Mesto, o centro histórico e preservado da República Tcheca. Atravessar o rio Moldava, através da Ponte Carlos, é uma experiência única, como se caminhássemos pela história de seis séculos – a ponte foi construída no século XV. Vale uma visita também pela Catedral de São Vito, a maior igreja do país com um estilo gótico imponente.
6. Sunny Beach, Bulgária
Já passou pela sua cabeça que a Bulgária tem praias? Ou melhor, já pensou relaxar uma tarde em uma BELÍSSIMA praia búlgara? Pois Sunny Beach é a resposta para essas perguntas. A costa dessa região hoteleira está a menos de 40 quilômetros de Burgas, a segunda maior cidade do país, e tem o Mar Negro como jardim dos hotéis e resorts.
7. Chernobyl, Ucrânia
O norte da Ucrânia reserva uma cidade fantasma, resultado de um desastroso acidente nuclear ocorrido em 1986. De lá para cá, Chernobyl foi evacuada e fechada até 2002, quando o governo ucraniano liberou o destino para o turismo. Não deixe de visitar Pripyat, local onde moravam os funcionários da usina em que ocorreu o acidente. Como a evacuação foi feita às pressas, muitos objetos pessoais foram deixados para trás.
Como disse, viajante, a Europa não consiste apenas em países da tradicional União Europeia e, em tempos que economizar durante a viagem se tornou obrigatório, o Leste Europeu continua sendo uma ótima alternativa.
Aquele abraço!
SOBRE O BLOG
Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!