Você quer brincar na neve? Confira cinco hotéis de gelo incríveis
Marcio Moraes
25/11/2015 14h17
Caro amigo,
À primeira vista, hospedar-se em um hotel congelado não parece muito agradável. Porém, existem lugares empenhados em transformar o que parecia impossível em uma experiência bastante confortável – e com passeios incríveis. Alguns são feitos de gelo, outros estão apenas cercados pela neve, mas todos dispostos a fazer você dormir em um verdadeiro oásis durante o inverno.
Separei cinco opções bem originais para uma experiência única de hospedagem. Destaco que algumas delas possuem lareiras, mas outras estão com temperaturas bem abaixo das quais estamos acostumados. Por isso, leve em sua mala casacos e roupas bem quentes para melhor aproveitar a estadia.
Venha comigo:
1. Whitepod – Valais, Suíça
Como o próprio nome já diz, o hotel é um casulo branco bem no meio da natureza. O Whitepod é o único hotel da suíça que faz parte do Eco Luxury, uma organização que conta com empresas que combinam responsabilidade social e ecológica nos serviços de hospitalidade.
Os quartos oferecem vista às inconfundíveis montanhas do país, e são formados apenas por vidros triangulares. Dessa forma, o hóspede está inserido em um ambiente selvagem com a menor interferência possível. A área fica um pouco isolada da recepção e é necessário caminhar 15 minutos para chegar até ela.
Espere desfrutar de muito conforto e descanso dentro dos casulos e muita diversão do lado de fora. As atividades na neve incluem uma pista de esqui de sete quilômetros e corridas de dog sled, um trenó levado por cães para a locomoção na neve. O céu é o limite para o Whitepod, que ainda dispõe de voos de parapente auxiliados por um profissional.
2. Kakslauttanen – Saariselkä, Finlândia
Entre em contato direto com a vida selvagem no hotel finlandês Kakslauttanen. São várias opções de quarto, mas a melhor delas está nos chamados Iglus de Vidro.
O iglu para duas pessoas inclui banheiro e uma cama extra, com o chuveiro e a sauna em edifícios separados – é necessário caminhar para usufruir do serviço. Já os quartos que acomodam quatro pessoas possuem o próprio chuveiro. Esse tipo de acomodação está disponível durante toda temporada das auroras boreais, com início em agosto e termino em abril.
Além de oferecer a incrível opção de dormir sob o espetáculo deste fenômeno natural, o hotel apresenta diversas atividades, tal como uma caça às auroras ou um passeio super exótico a bordo de um cruzeiro quebra-gelo na cidade de Kemi, a poucas horas do Kakslauttanen. Durante a viagem, é possível mergulhar na baía gelada de Bótnia – com roupas impermeáveis, é claro!
3. Iglu-Dorf – Davos, Suíça
Um hotel dentro de uma vila charmosamente apelidada de Igloo Village. Presente em mais de sete cidades – e três países (Alemanha, Suíça e Andorra) – essas casinhas construídas no meio da neve aparecem com a chegada do inverno no hemisfério norte.
Cada ano é um desafio diferente para os artistas, que decoram o interior com atenção aos mínimos detalhes. São nove estilos de quartos para casais, famílias e amigos, cada qual conectado por túneis temáticos.
Espere encontrar também um restaurante e bar perfeitamente esculpidos pela equipe do Iglu-Dorf, que comemora 21 anos em 2016. Não deixe de experimentar a sauna aberta cercada de neve, ideal para uma reunião com amigos.
4. Icehotel – Jukkasjärvi, Suécia
Difícil não se sentir no filme Frozen quando estiver hospedado no Icehotel sueco. Ele possui quartos quentinhos, mas a opção das camas hiper-geladas é a graça da experiência.
Construído com o gelo do rio Torne, o hotel faz com que o visitante desfrute de esculturas magníficas enquanto estiver descansando. A decoração é tão fascinante, que casamentos são constantes nas dependências do hotel.
Durante a estadia, são oferecidos diversos cursos, como fotografia e esculturas em blocos de gelo, além de passeios com motos de neve, esquis e um relaxante ritual de sauna.
5. Hôtel de Glace – Quebec, Canadá
Completamente redesenhado, o Hôtel de Glace terá sua temporada 2016 entre os dias 6 de janeiro e dia 28 de março. O tema do ano que vem será anunciado ao longo do mês de dezembro, mas não é preciso aviso prévio para adivinhar que a próxima atmosfera será igualmente mágica.
Caso não queira se hospedar e estiver de passagem por Quebec, no Canadá, é possível participar de alguns tours, como um passeio pelas dependências do hotel, uma visita ao bar de gelo ou então um almoço diferenciado. Minha dica, porém, é que você reserve um quarto para uma experiência completa.
Apenas não se esqueça das roupas adequadas para enfrentar o frio do inverno no hemisfério norte.
Aquele abraço!
SOBRE O BLOG
Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!