Topo

As pistas de pouso mais assustadoras do mundo

Marcio Moraes

16/03/2016 14h56

Caro amigo,

Chegar aos lugares mais remotos do mundo exige coragem a qualquer um, principalmente no momento da aterrissagem – ou até mesmo na decolagem de volta para casa. Alguns aeroportos foram construídos para se adaptarem ao ambiente local e, muitas vezes, acabam com pistas de pouso mais curtas e demandam, assim, uma técnica ainda maior dos pilotos. Isso sem considerar as rajadas de vento!

Obviamente, eles estão longe de oferecer perigo aos passageiros– caso contrário, estariam desativados. Porém, convenhamos que, quando estamos nas alturas e olhamos para baixo, o nervosismo é inevitável.

Abaixo, veja as pistas de pouso que provocam calafrios em nossas viagens.

1. Aeroporto Internacional Princesa Juliana – Antilhas Holandesas

Divulgação

A praia Maho já é uma atração por si só pelas belezas naturais que definem a ilha de St. Marteen. Porém, o interesse dos turistas está nos aviões que chegam a passar cerca de 15 metros do chão quando se aproximam do aeroporto – separados apenas por uma avenida. Durante as decolagens, os banhistas precisam segurar todos os pertences por conta do vento forte gerado pelas turbinas das aeronaves.

2. Aeroporto Matekane – Lesoto

Foto: Tom Claytor

Para chegar ao montanhoso país da África, ao sul do continente, é preciso coragem. Seu revelo torna as decolagens no Aeroporto Maketane um desafio, que pode ocasionar em um mergulho de mais de 600 metros de altura. A pista de pouso também não ajuda: 396 metros de extensão – uma das menores do mundo.

3. Aeroporto de Courchevel – França

Divulgação

Um dos maiores complexos de esqui do mundo, Courchevel é muito procurada nos Alpes franceses – apesar do difícil acesso. Uma das opções para chegar ao local é através do aeroporto da região, ou melhor, uma pequena pista de pouso construída nas montanhas. Permitida apenas para voos fretados e helicópteros, ela foi usada como set de filmagem para o filme 007 – O Amanhã Nunca Morre (1997).

4. Aeroporto de Queenstown – Nova Zelândia

Divulgação

Queenstown já é conhecida por ser um prato cheio para esportes radicais. Suas atrações começam bem antes de desembarcar na cidade. Cercado por montanhas, o aeroporto proporciona uma vista cênica – quase como um anestésico para o que está por vir. Quando as condições estão adversas, a localização exige experiência aos pilotos. Ele está situado na confluência de três vales montanhosos, o que resulta em fortes rajadas de vento e eventuais turbulências.

5. Aeroporto Internacional Tocontín – Honduras

Foto: Enrique Galeano – flickr

Se você é daqueles que se enjoa fácil, pense duas vezes antes de voar até o principal aeroporto de Honduras, cuja pista está localizada em um vale cercado por montanhas, o que acarreta em um zigue-zague das aeronaves. Elas precisam contorná-las para pousar na única linha reta do local – a porta de entrada e saída para os aviões.

6. Aeroporto Internacional de Gibraltar – Gibraltar

Foto: Ian Mackie – flickr

O minúsculo território britânico ao sul da Espanha possui uma particularidade sentida por todos aqueles que passam pelo seu aeroporto. Trata-se do único no mundo com uma avenida que atravessa o meio da pista de pouso. Os semáforos da Avenida Winston Churchill fecham o tráfego de automóveis para a passagem das aeronaves, mas a proximidade com a via impressiona.

7. Aeroporto da Madeira – Portugal

Divulgação

Pousar no aeroporto no município de Santa Cruz, na ilha da Madeira, é um desafio e tanto. Por conta de sua localização quase incrustada nas montanhas, o local possui uma aterrissagem extremamente instável. Como se não bastasse, as fortes rajadas de vento conseguem desequilibrar até mesmo aviões de grande porte.

8. Aeroporto Tenzing-Hillary – Nepal

Foto: Andrew Bain

Situado no coração do Himalaia, esse aeroporto do Nepal é utilizado pela maioria das pessoas que desejam começar a escalada ao Monte Everest. O próprio nome faz alusão ao neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay, os primeiros a chegar ao cume da maior montanha do mundo. Os mais de dois mil metros de altitude favorecem os ventos fortes e a cobertura de nuvens, que prejudicam a visibilidade do piloto e tornam a decolagem e aterrissagem um pouco assustadoras.

Já aterrissou em algum deles? Conte sua experiência nos comentários!

Forte abraço!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As pistas de pouso mais assustadoras do mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts