Topo

10 festas juninas pelo mundo para entrar no ritmo dos arraiás

Marcio Moraes

24/06/2016 15h01

Acenda a fogueira, prepare o vinho quente e procure o seu par para dançar quadrilha! São as festas juninas, que definem o mês de junho em uma celebração enraizada na nossa cultura desde os tempos do descobrimento do Brasil.
 

De origem europeia, a celebração pagã marca o solstício de verão no hemisfério Norte e, antigamente, o início da colheita entre os camponeses. Chegou ao Brasil pelos portugueses na época da colonização e, sob forte presença dos jesuítas, foi difundida em todo território nacional.

 

Os símbolos, presente nas quermesses, possuem significados de diferentes culturas. A fogueira, por exemplo, representa a proteção dos maus espíritos, que ameaçavam a prosperidade das plantações. O mesmo se aplica aos fogos de artifício, usados pelos chineses como forma de agradecimento aos deuses. Alimentos nativos, como milho e mandioca, foram ideia dos missionários jesuítas.

 

Com tantas influências, a festa junina não é apenas um momento de celebração, mas uma expressão da pluralidade cultural. Abaixo, você confere os costumes que definem as comemorações do mês de junho.

 

1.     Bumba Meu Boi – São Luís (MA)

Divulgação

 

Considerada uma das festas mais marcantes da cultura maranhense, o Bumba Meu Boi leva para as ruas todo tipo de folião. Celebrado há mais de 200 anos, o enredo conta a história de um escravo, Francisco, que mata o boi de estimação do senhor da fazenda para saciar a fome de sua esposa grávida, Catirina. Arrependidos, eles convocam pajés e curandeiras para ressuscitar o animal – com sucesso. Atualmente, a festividade começa em 13 de junho e vai até o dia 30 do mesmo mês, com muita música, dança e teatro. 

 

2.     Hogueras de San Juan – Alicante, Espanha

Divulgação

 

Oficializada em 1928, a festa das Hogueras de São João faz parte de antigos costumes dos habitantes de Alicante, no sudeste da Espanha. Às margens do mar Mediterrâneo, eles acendiam fogueiras e jantavam ao ar livre para festejar a chegada do verão no mês de junho. Com início no dia 20, o evento dura quatro dias e conta com desfiles das hogueras, que são figuras satíricas feitas de papelão. Elas representam os bairros da cidade.

 

3.     Ivan Kupala – Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Polônia e Países Bálticos

Divulgação

 

Incorporada pela Igreja Ortodoxa, a festividade pagã é celebrada por diversos foliões no dia 24 de junho. Ela faz alusão a Kupala, deusa polonesa das ervas, feitiçaria, sexo e do verão. Entre as tradições da festa estão saltar fogueiras, tomar banho ao ar livre e cantar e dançar com amigos até meia-noite. As mulheres solteiras vestem coroas de flores, que são jogadas em rios para atrair pretendentes. Os homens podem, inclusive, tentar capturá-las.

 

4.     São João – Campina Grande (PB)

 

Divulgação

Tradicional na cultura regional nordestina, a festa de São João de Campina Grande é considerada a maior do mundo e reúne música, gastronomia e artesanato no enorme Parque do Povo, de 43 mil metros quadrados. A programação do evento dura um mês e vai até o dia 03 de julho. Destaque para as quadrilhas juninas e o trem do forró, que leva alegria para os trilhos da Locomotiva Forrozeira, trem composto por sete vagões animados por um trio de forró.

 

5.     Tirgan – Irã

 

Divulgação

Em homenagem à deusa da Chuva, Tishtrya, segundo a religião do zoroastrismo, os iranianos celebram o Tirgan entre os dias 03 e 05 de julho. Conhecido como Festival da Chuva, em homenagem às tempestades que impulsionam as colheitas, ele celebra o solstício de verão com gravatas com as cores do arco-íris jogadas em rios e córregos. As atividades incluem dança, guerra d'água e alimentos, como sopa de espinafre – tradicional na cultura local.

 

6.     Stonehenge – Wiltshire, Inglaterra

 

Foto por Paulo Grover

Já imaginou acampar em frente a um Patrimônio Mundial da UNESCO? Saiba que isso é possível na festa junina do Stonehenge, formação de monólitos em um plano circular. Durante quatro dias (18 a 21 de junho), enormes fogueiras, música ao vivo e barracas de comida reúnem centenas de jovens para o solstício de verão.

 

7.     São João de Caruaru – Caruaru (PE)

 

Foto por Rafael Lima

No agreste pernambucano, uma das maiores festividades juninas do Brasil é marcada por muito forró e folclore. Entre os dias 04 e 29 de junho, o São João de Caruaru reúne uma programação com quadrilha e bastante música – em 2016, por exemplo, Wesley Safadão e Gusttavo Lima estão entre os convidados. Vale lembrar que o período é o mesmo do festival das comidas gigantes, com barracas típica que servem arroz doce, milho, canjica, entre outros.

 

8.     Wianki – Polônia

 

Divulgação

Patrocinado pela Prefeitura da Cracóvia, o Wianki acontece na curva do rio Wisla desde 1992. Embora a tradição polonesa de comemorar o solstício de verão seja bem mais antiga do que a oficialização, a adoção do cristianismo preservou algumas tradições do passado: fogueiras, balões iluminados e espetáculos de fogos de artifícios. Eventos como o Dia da Música espalham oficinas musicais para crianças e deixam a segunda cidade mais populosa do país em festa.

 

9.     Festa dos Santos Populares – Lisboa, Portugal

 

Divulgação

As homenagens aos santos populares – Santo Antonio, São João e São Pedro – se espalham pelas ruas de cidades como Lisboa e Porto. Na capital de Portugal, por exemplo, as marchas populares desfilam por lugares como a Avenida Liberdade, que costumam encher nos dias 12 e 13 de junho. Nessa época do ano, os famosos vasinhos de manjerição predominam entre os jovens, com declarações de amor no verso – como o nosso correio elegante.

 

10. Forró Caju – Aracaju (SE)

 

Divulgação

Promovida pela Prefeitura de Aracaju, a maior festa junina de Sergipe e uma das maiores do Nordeste começa no dia 18 e dura até o dia 29 de junho. A programação conta com música, danças folclóricas e até professores para ensinar o ritmo aos interessados. Bandas pé-de-ferro, que preservam a raiz do forró, também marcam presença.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 festas juninas pelo mundo para entrar no ritmo dos arraiás - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts