Topo

Rio 2016: os preparativos finais para as Olimpíadas

Marcio Moraes

01/07/2016 08h57

Caro viajante,

Na reta final para os Jogos Olímpicos, quero falar com você sobre os preparativos do Rio de Janeiro para abrir os braços, como o Cristo Redentor, para as delegações e torcedores do mundo inteiro. De acordo com a Embratur, a cidade vai receber entre 350 e 500 mil visitantes estrangeiros durante os eventos. Nós, brasileiros, somamos cerca de um milhão, segundo informações da Riotur, Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro.

Divulgação

Para isso, a Cidade Maravilhosa investiu tanto na construção e adaptação de instalações olímpicas quanto em obras de infraestrutura que ficarão de legado para os cariocas. Mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento social e renovação urbana são os pilares que conduzem quase 30 projetos, impulsionados pelos eventos. Entre eles, destaque para a revitalização da Zona Portuária (Porto Maravilha), o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que pode atender a cerca de 300 mil passageiros/dia em 28 quilômetros de extensão, e a Transolímpica, nova via expressa que vai ligar os bairros de Recreio dos Bandeirantes e Deodoro em 30 minutos – hoje, o trajeto leva duas horas e meia. Os investimentos municipais para as obras de legado passam dos R$ 14 bilhões.

Foto: Kathi Spencer

O Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio, já tinha 60% das instalações construídas desde 2007, na ocasião dos Jogos Pan-Americanos. A Arena da Juventude, o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX, construídos para a Olimpíada, ajudarão a transformar o complexo no Parque Radical, o segundo maior da cidade, que proporcionará lazer e esporte aos cariocas. A região de Copacabana sedia os eventos aquáticos e outdoor, como remo, canoagem e triatlo, enquanto o bairro Maracanã disponibiliza os estádios João Havelange e Maracanã, além do sambódromo e do ginásio para os eventos.

Foto: Nicholas Bitencourt

Os Jogos 2016 vão ser disputados em quatro regiões da cidade: Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. São 33 pontos de disputa valendo medalhas, a maioria concentrada na Barra da Tijuca, centro da Olimpíada no Rio de Janeiro. Na zona oeste, o bairro nobre abriga 15 instalações, como o Parque Olímpico e a Vila Olímpica, que recebem 23 esportes. Além de ser o coração dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico, que se estende por mais de um milhão de metros quadrados, será o primeiro Centro Olímpico de Treinamento da América do Sul após os eventos.

Foto: Marcin Wichary

Ou seja, mesmo quem não conseguir participar dos eventos terá várias novidades para visitar no Rio depois dos jogos. Vamos?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rio 2016: os preparativos finais para as Olimpíadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts