5 lugares para conhecer em Ulan Bator, a capital da Mongólia
Marcio Moraes
23/06/2017 08h00
Você já pensou em conhecer a Mongólia? Provavelmente não, certo? Mas se você já sonhou em andar pela Transiberiana – a maior rota de trem do mundo que tem início na Rússia –, sabe que possui a opção de passar pela capital mongol Ulan Bator. E, olha, vale muita a pena! O país, que faz fronteira com a Rússia e a China e possui menos de três milhões de habitantes, é cheio de cultura e carisma.
Para te convencer a embarcar nessa viagem, separei cinco lugares bem bacanas na metrópole! Imagine só andar de trem por toda Sibéria e ainda conhecer um país diferente e fora da rota turística!
1. Mosteiro Gandantegchinlen
O Mosteiro Gandantegchinlen é o maior e mais importante mosteiro budista da Mongólia. Lá, é possível acompanhar os rituais religiosos e conferir a Migjid Janraisig, uma estátua de Avalokiteshvara de 26.5 metros de altura feita ouro e bronze. O mosteiro é habitado apenas por mais de 400 monges. Além de diversos templos, o lugar possui faculdades e colégios.
Foto: iStock
2. Memorial Zaisan
O Memorial Zaisan é uma homenagem aos soldados soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial. Além do passeio cultural, por estar localizado em uma colina, o local proporciona uma vista panorâmica linda da cidade. Pertinho, ainda há o parque Buddha para visitar e relaxar.
Foto: iStock
3. Praça Sükhbaatar
Localizada no centro da cidade, a praça Sükhbaatar possui esse nome por abrigar uma estátua de Damdin Sükhbaatar, líder político da Revolução da Mongólia de 1921. Há também uma imponente estátua de Gengis Khan, antigo imperador mongol. No local, está o Palácio do Governo (na foto acima), chamado localmente de Saaral Ordon.
Sukhbaatar square is the central square of Mongolia's capital Ulaanbaatar
4. Museu do Palácio de Inverno de Bogd Khan
O Palácio de Inverno do primeiro Khan da Mongólia foi construído entre 1893 e 1903 e, em 1924, se tornou um museu. Entre as peças em exibição, estão objetos pessoais do rei e esculturas de diversos líderes religiosos, como o famoso Zanabazar. No verão, o lugar é aberto todos os dias para visitação.
Foto: iStock
5. Templo Choijin Lama
O complexo de seis templos budista Choijin Lama abriga, além de monges, um museu. Nele, estão esculturas de figuras religiosas protegidas pelo Estado mongol, devido sua importância para o país. Ele está a poucos minutos da praça central Sükhbaatar.
Foto: iStock
Deu para perceber que a viagem na Transiberiana tem muito a oferecer, né? Para descobrir mais sobre essa rota gigantesca, não perca o Companhia de Viagem desta semana na TV Gazeta, na madrugada de sexta para sábado à 1h30 da manhã; na Record News, sábado às 23h45; e na Rede TV! Brasília, no domingo às 11h!
SOBRE O BLOG
Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!