Topo

Conheça o Qatar, país mais rico do mundo e dono do novo time do Neymar

Marcio Moraes

07/08/2017 08h00

Mesmo pequeno, o Qatar, país que faz fronteira com o Bahrein e a Arábia Saudita, tem chamado a atenção dos brasileiros nos últimos dias. Isso, porque além de ser sede da Copa 2022, o local está por trás da compra do jogador Neymar Jr. pelo Paris Saint-Germain. A aquisição do futebolista brasileiro custou 222 milhões de euros! E adivinhem quem pagou a conta? O catari Nasser Al-Khelaifi, empresário e diretor-presidente do clube europeu, junto ao fundo de investimentos Qatar Sports Investments (QSI). Para matar a curiosidade de todos, vim contar um pouco sobre como é esse país moderno e atraente.

Foto: kurmyshov/iStock

O Qatar, que há um século era extremamente pobre, hoje é o país mais rico do mundo! Graças ao petróleo e ao gás natural, ele teve um PIB per capita de US$ 129.726 em 2016 e ficou na frente de nações como Luxemburgo e Singapura. Uma das curiosidades do local é a população: a maioria é imigrante e há uma proporção de sete estrangeiros para cada nativo. Outra é a extravagancia da família real, que não abre mão do luxo e chegou a possuir um Boeing 747 com dois andares, suítes e escritórios.

Agora, vamos ao que interessa: o que fazer numa visita ao Qatar? Separei alguns pontos turísticos imperdíveis no país!

Souq Waqif

Ir ao Souq Waqif é ótimo para aprender um pouco mais sobre a cultura e a arquitetura de Doha, a capital. O mercado, chamado de labirinto, traz diversas lojas que vendem de especiarias e iguarias a joias e artesanato. Minha dica é ir no final da tarde e aproveitar para jantar em algum dos restaurantes ao redor. Ah, é impossível sair de lá sem algumas sacolas!

Foto: Diego Delso/Wikipedia Commons

Museu da Arte Islâmica

Projetado pelo arquiteto I. M. Pei, o Museu da Arte Islâmica (MIA) é por si só uma obra de arte. O edifício, que é símbolo da paisagem de Doha, possui cinco andares e foi inaugurado em 2008. A galeria permanente tem entrada gratuita, porém, as exposições temporárias podem ser cobradas.

Foto: Divulgação/Visit Qatar

Corniche

O Corniche, região que envolve a Doha Bay, é o lugar perfeito para caminhar e tirar a típica foto skyline da capital. A vista que se tem do local é para os prédios modernos que vem tomando conta da paisagem do país, entre eles, o MIA. Mas cuidado com os meses de calor do verão, porque a temperatura pode chegar a 50º C!

Foto: Ahmed Abdel Hamid/iStock

Al Zubarah

A cidade fortificada Al Zubarah foi construída no século 17 e faz parte da lista de patrimônios mundiais da Unesco. Na época, era um dos mais importantes portos de comércio de pérolas do Golfo Pérsico, até ser destruído em 1811! Hoje, o sítio arqueológico conta, através de vestígios, um pouco mais da história do local.

Foto: Rafeek Qatar/Wikipedia Commons

E aí, curtiu este país que está por trás da compra do nosso jogador? Já tinha ouvido falar? Conte nos comentários!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça o Qatar, país mais rico do mundo e dono do novo time do Neymar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts