Topo

10 lugares ao redor do mundo para apreciar o eclipse lunar

Marcio Moraes

27/07/2018 15h00

A Terra se colocará entre o Sol e a Lua nesta sexta-feira, 27, ocasionando o eclipse lunar mais longo do século XXI e a equipe do Companhia de Viagem listou os melhores lugares ao redor do mundo para assistir à esse fenômeno.

A fase total do fenômeno começará às 16h30 (horário de Brasília) e terá duração de uma hora e 42 minutos, já que a lua passará próxima ao centro da sombra terrestre. Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada que lhe confere popularmente o nome de Lua de Sangue. Do Brasil, será possível ver o fenômeno, no fim da tarde. Para isso, é preciso olhar para o horizonte, a leste.

Islândia

A Islândia, região próxima do Círculo Polar Ártico, é um dos melhores lugares do mundo para ver as auroras boreais, fenômeno que gera uma intensa luz esverdeada no céu. Mas o luar também ganha espaço dentro do território islandês, em especial na Kerry Dark Sky Reserve, reserva natural na região de Kells, que recebe o público interessado na contemplação.

Foto: Divulgação

Portugal

A cidade portuguesa de Alqueva foi consolidada como o primeiro sítio do mundo a ter o título de "Starlight Tourism Destination", concebido pela Fundação Starlight. A região é conhecida mundialmente por oferecer um céu repleto de estrelas, oferecendo rotas turísticas e alojamento para os interessados.

Foto: Divulgação

Chile

Um dos melhores destinos de observação no hemisfério sul, o deserto do Atacama é o mais alto e mais árido do mundo, onde fica o surpreendente observatório Alma (sigla do inglês Atacama Large Millimeter Array), o maior projeto astronômico da Terra. As montanhas de Cerro Armazones abrigam o maior telescópio do mundo.

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro

Pouco se ouve falar sobre o céu de Nova Friburgo, mas a cidade carioca reserva muitas surpresas boas. Além de ter auxílio do planetário, os turistas podem observar as estrelas a olho nu durante o inverno, especialmente na região do Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas.

Foto: Divulgação

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é repleta de belezas naturais e não poderiam faltar espetáculos celestiais entre suas qualidades. É por lá que se encontra a reserva Aoraki Mackenzie Dark Sky Reserve e o Lago Tekapo, um dos melhores sítios do mundo para a observação astronômica.

Foto: Divulgação

Canadá

Em Ontário, o Bluewater Outdoor Education Centre completa 40 anos em atividade, sempre ensinando, ao ar livre, sobre os recursos naturais deste mundo. O sítio de 130 hectares permite ainda uma surpreendente visão do céu, da aurora boreal e dos arredores da Reserva da Biosfera da UNESCO.

Foto: Divulgação

Havaí

Para melhorar ainda mais o Havaí, o céu acaba colaborando, oferecendo um espetáculo celeste quando a noite cai em Mauna Kea. As condições do local são tão ideias que este é o lar da maior observatório astronômico do mundo, com telescópios operados por astrônomos de 11 países.

Foto: Divulgação

França

Na região montanhosa de Hautes-Pyrénées, que atrai 1 milhão de turistas por ano, é possível encontrar um pedaço do universo. Equipamentos científicos foram instalados na Pic Du Mid Dark Sky Reserve, local para monitorar a qualidade do céu, incluindo visões espetaculares da Via Láctea, ao longo dos anos.

Foto: Divulgação

Alemanha

A menos de duas horas de carro de Berlim, a Westhavelland Dark Reserve oferece uma das melhores vistas do país. Durante o verão, o céu chega a ficar tão claro que é possível enxergar até a luz solar zodíaca, espalhada pela poeira estelar.

Foto: Divulgação0

E aí, ansioso para ver esse espetáculo? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Quer mais dicas de viagem? Assista ao Companhia de Viagem aos domingos, às 19h30, na Record News!

Fonte: El Pais e Quanto Custa Viajar

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 lugares ao redor do mundo para apreciar o eclipse lunar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts