Topo

Conheça os estádios e as cidades-sede da Rússia 2018

Marcio Moraes

06/10/2017 10h22

A Rússia está se preparando para receber um dos maiores eventos do mundo: a Copa 2018. Além de futebolistas e profissionais estrangeiros, as 11 cidades-sede acolherão milhares de torcedores apaixonados pelo esporte. Já dei algumas dicas para os que pretendem viajar até lá e, hoje, vou contar um pouco sobre cada lugar!

Moscou

Já compartilhei com vocês um roteiro a pé em Moscou e os melhores locais para ir às compras. No mundo do futebol, a capital russa é a única que terá dois estádios para o evento, Luzhniki e Spartak.

Estádio Luzhniki. Foto: Divulgação

Cazã

Às margens do rio Kazanka, está a Kazan Arena, em Cazã. A Universidade da Cazã teve como aluno o ícone da literatura russa Leon Tolstói. Graças à instituição, a capital da República do Tartaristão é a maior cidade universitária do país. Com traços do período islâmico que se misturam à influência cristã, o complexo do Kremlin é uma das atrações mais importantes do local.

Kremlin de Cazã. Foto: Belikart/iStock

São Petersburgo

A cidade conhecida como "Veneza do Norte" também ganhou um roteiro especial para quem está a fim de explorá-la caminhando. São Petersburgo terá a Arena Zenit como palco para as partidas.

Arena Zenit. Foto: lvinst/iStock

Kaliningrado

Kaliningrado, que terá uma arena homônima, guarda um dos Patrimônios Mundiais da Unesco: a Curonian Spit, no Kurshskaya National Park. No extremo oeste, entre a Polônia e a Lituânia, a cidade é um enclave russo encravado entre esses outros dois territórios. Chamada antigamente de Königsberg, ela possui um passado alemão de séculos atrás.

Curonian Spit. Foto: castenoid/iStock

Sochi

Anfitriã da Olimpíada de Inverno de 2014, Sochi é veterana em eventos mundiais. Localizada entre o Mar Negro e as montanhas do Cáucaso, é conhecida como a "Riviera Russa" por causa de suas temperaturas amenas. Atraente por seu clima liberal e leve, Sochi construiu o Estádio Olímpico de Fisht para os jogos e já o deixou pronto para o novo espetáculo.

Estádio Olímpico de Fisht. Foto: Nikolay Muhorin/iStock

Volgogrado

Volgogrado é o nome original da antiga Stalingrado. A semelhança com o nome do líder comunista Stalin não é coincidência: o município foi renomeado em homenagem a ele em 1925 e, no governo de Nikita Kruchev, voltou a usar seu nome de fundação. Há ainda grupos simpatizantes do Partido Comunista que fazem campanhas para a volta do antigo nome da cidade que abrigará a Volgograd Arena.

Volgograd Arena. Foto: Divulgação

Ecaterimburgo

Os amantes da história russa devem reconhecer Ecaterimburgo, capital de Ural, local onde a família Romanov foi presa e, supostamente, executada. Daí nasceu a famosa lenda de Anastásia, uma das filhas do czar Nicolau II, que se tornou até um filme de animação em 1997. A cidade receberá partidas na Ekaterinburg Arena, estádio do time de futebol FC Ural.

Foto: klug-photo/iStock

Níjni Novgorod

Importante polo comercial, Níjni Novgorod está às margens dos rios Volga e Oka. Com ondulações e tons de azul, o design de seu estádio é inspirado nas características mais marcantes da natureza local: as águas dos rios e o vento que por ele passam.

Estádio de Níjni Novgorod. Foto: Divulgação

Samara

A cidade xará da personagem do filme de terror "O Chamado" está longe de ser assustadora. A Samara Arena foi planejada com temática espacial em homenagem ao setor aeroespacial, que é presente na região.

Samara. Foto: gelio

Saransk

Saransk tem promovido o esporte na vida de seus cidadãos e a construção da colorida Mordovia Arena faz parte do processo. Em formato oval, o estádio está às margens do rio Insar.

Mordovia Arena. Foto: Divulgação

Rostov do Don

Rostov do Don, o lar dos cossacos – antigo povo que vivia na Europa Oriental –, possui história e modernidade que passarão à Rostov Arena. O ponto turístico famoso mais próximo da cidade está a 27 quilômetros de distância, na aldeia de "Starocherkasskaya", antiga capital dos cossacos.

Starocherkassk. Foto: SeregaYu/iStock

Quem aí está ansioso para o evento? Acompanhe o Companhia de Viagem neste domingo, às 19h30, na Record News! 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça os estádios e as cidades-sede da Rússia 2018 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!

Mais Posts