Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça as 8 cidades históricas do país da Copa 2014

Marcio Moraes

11/06/2014 12h37

Petropolis

Petrópolis – RJ

Localizada a apenas uma hora da capital do Rio de Janeiro, Petrópolis tem brilho próprio. Com um clima ameno e muitas belezas naturais, a cidade que encantou a família imperial também foi endereço de veraneio de personagens importantes da história brasileira, como Santos Dumont, Ruy Barbosa, Barão de Mauá e Joaquim Nabuco.

 

Salvador - BA

Salvador – BA

Um roteiro pelas igrejas de Salvador é indispensável para quem pretende entender a história do Brasil.

Passear pelas ruas da primeira capital federal do Brasil é voltar no tempo dos escravos, dos senhores de engenho, do império.

 

diamantina MG

Diamantina – MG

Diamantina é bem diferente das outras cidades históricas de Minas Gerais. E olha que estamos falando de uma das únicas seis cidades brasileiras que fazem parte da seleta lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade! Diamantina ainda vive com um pé no passado e é cercada por vilarejos de nomes curiosos com ruas calçadas pelos escravos.

Olinda PE

Olinda – PE

Outra grande cidade histórica do Brasil Colônia é Olinda, em Pernambuco, famosa pelo carnaval com os bonecos gigantes e o frevo. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e berço da cultura brasileira, Olinda é pura beleza e arte, inspiração para vários artistas plásticos que escolheram a cidade para montarem ateliês, galerias e museus.

 

Pirenopolis

Pirenópolis – GO

A simpática cidadezinha histórica de Pirenópolis, carinhosamente chamada de Piri por seus moradores e visitantes, está a apenas 150 km de Brasília e 120 km de Goiânia. Este Patrimônio Histórico e Artístico Nacional guarda os encantos da vida do interior e convida seus visitantes a conhecer e interagir com suas construções coloniais e fazendas,com sua rica e farta gastronomia, seus santuários ecológicos e sua gente cordial e hospitaleira. Os visitantes de Piri são surpreendidos por serviços turísticos de alta qualidade e iniciativas culturais, ambientais e sociais que fervilham entre moradores – novos e antigos – que brindam a diversidade, qualidade de vida e contribuem para conservação do cerrado.

 

ouro preto MG

Ouro Preto – MG

Considerada "a joia da Coroa" entre as cidade históricas mineiras, Ouro Preto tem significado singular como uma importante área de exploração de ouro e minérios do período colonial. Também foi nesta cidade que nasceu o primeiro movimento de independência do Brasil. A herança desse período é a riqueza arquitetônica das igrejas e monumentos preservados. Não à toa, é a terceira cidade mais visitada do país.

 

 

Tiradentes MG

Tiradentes -MG

A cidade localiza-se a menos de 200 km de Belo Horizonte e o acesso mais comum é feito por rodovias. Fica ao lado de São João Del Rey. Localizada aos pés da Serra de São José. Famosa pela riqueza histórica e cultural, Tiradentes também possibilita excelentes atrações para quem se interessa, por exemplo, pelo ecoturismo. Hoje, uma das importantes fontes de renda da cidade é o turismo, mantido graças ao grande interesse por seu conunto arquitetônico colonial. Quase inalterado.

 

Paraty RJ

Paraty – RJ

Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!