Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Porto de Galinhas: beleza natural encanta turistas do Brasil e exterior

Marcio Moraes

05/10/2018 08h00

Porto de Galinhas, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, é o balneário mais badalado do país. Isso porque sua beleza natural encanta turistas do Brasil e do Exterior.

A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho um paraíso.

Localizada em Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino.

Veja o que essa praia tem para lhe oferecer

Ótima localização e infra-estrutura que inclui bares, restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros;
– piscinas naturais com peixinhos coloridos;
– águas mornas e claras;
– perfeita para banhistas e crianças;
– passeios de jangada pelos mangues;
– passeios de buggy.

Não é preciso dizer muito: Porto de Galinhas é um dos melhores destinos de praia do Brasil. Suas fotos, caracterizadas pelas águas verdes entre piscinas naturais, saltam aos olhos e arrancam exclamações dos mais céticos.
A praticidade de chegar é a mesma que se tem ao entrar no mar e não ter mais vontade de deixá-lo.

As águas mornas, agradáveis em todo o ano, convidam para um mergulho e têm potencial para conquistar pessoas de todas as idades.

A Praia da Vila, ou Porto de Galinhas, é um dos hits da região e ponto de partida dos jangadeiros, que levam até as piscinas naturais onde os peixinhos estão. Nas piscinas a beleza da natureza fala alto e faz entender por que Porto é esse sucesso todo.

Na Praia de Muro Alto, outro local importante para incluir no roteiro, é a calmaria que impressiona. A praia parece uma lagoa e quem mergulha em suas águas corre sério risco de não querer voltar para casa. Porto tem praias diferentes, com elementos distintos, porém uma beleza singular.

Ficar em um local tão bonito tem seu preço e com frequência ele não é dos mais modestos. No verão, o destino fica lotado e concorrido, fato que afasta muita gente e intimida o bolso. Porto de Galinhas vive duas realidades: uma dos resorts glamourosos e outra das pousadas. A localização, contudo, não interfere na diversão e no visual – para onde quer que se olhe a paisagem é de tirar o fôlego.

Para além do mar, o lugar oferece passeios variados, lojinhas ótimas para comprar artesanato, um povo acolhedor e a culinária arretada típica do estado. Nos cardápios, com opções para todos os gostos, valorizam-se a proximidade com o mar e os sabores do sertão. Difícil não agradar!

Único, movimentado, preços altos mas possível – Porto de Galinhas é um destino belíssimo, que vale a pena.

Foto: iStock

Quando ir a Porto de Galinhas

Verão em Porto de Galinhas é sinônimo de alta temporada, preços altos, pousadas lotadas, praias cheias e muito (muito) calor! O verão é o período mais seco, com temperaturas que passam facilmente dos 30ºC. No inverno, chuvoso, com preços mais atrativos e praias mais vazias, a temperatura não cai de forma abrupta e fica em torno dos 24ºC.

Do ponto de vista climático, evite viajar entre abril e agosto, por causa das chuvas – mas lembre que o tempo é inconstante e, mesmo durante uma viagem nesse período, bons dias de sol podem acontecer. Esse período é o ideal para conseguir boas ofertas de hospedagem exatamente pelo risco das condições climáticas.

Entre a segunda metade de dezembro e o Carnaval, Porto de Galinhas fica disputadíssimo e recebe seu maior público, refletindo em preços exorbitantes nas pousadas e nos hotéis. Para fugir dos preços altos sem correr o risco de viajar na estação chuvosa, recomendamos viajar nos meses de março (após o Carnaval), em setembro, outubro e novembro.

Piscinas Naturais

Independentemente da época do ano que você escolher para viajar, é de grande importância estar ligado na tábua de marés e monitorar os melhores dias para ver as piscinas naturais formadas.

Elas se formam durante a maré baixa – fato que acontece duas vezes ao dia, durante aproximamente duas semanas por mês.
As fases da lua influenciam diretamente as marés; portanto, nem todas as luas são legais para encontrar a maré baixinha.

Nas semanas de lua cheia e lua nova, a oscilação entre o ponto mais alto e o mais baixo da maré é maior (perto de 0.0/0.1 e 2.5), logo, as marés ficam mais rasas e mais cheias nesse período e são as melhores semanas para uma viagem.

Praias de Porto de Galinhas

As praias de Porto de Galinhas estão entre as mais bonitas do Brasil e oferecem tudo aquilo que se vê nas fotos e mais um pouco. A região é conhecida pelas águas cristalinas, mornas, e por ser cheia de piscinas naturais formadas por arrecifes e coqueiros na orla, com a vantagem de ser atrativa para pessoas de diferentes idades e gostos – da criança e do adulto que querem curtir a natureza ao surfista que quer pegar ondas.

Foto: iStock

Porto de Galinhas é o nome do distrito e de sua praia principal, também chamada de "Praia da Vila". Ela é a praia mais concorrida da região, reconhecida como uma das melhores e mais bonitas praias do Brasil, além de ser ponto de partida das jangadas que vão até as piscinas naturais.

Mesmo para quem se hospeda nas praias mais distantes, fazer uma visita às piscinas naturais é imprescindível – são lindas e estão a poucos minutos da areia. Leve o snorkel e curta cada momento da paisagem nesse pedacinho do paraíso!

Foto: iStock

Além de Porto de Galinhas, Muro Alto (foto acima), Cupe, Macaraípe e Pontal de Macaraípe são bastante procuradas pelos turistas.

Foto: iStock

Foto: iStock

Muro Alto, com seus resorts, é fantástica para crianças ou para quem gosta de um mar calminho – a praia está protegida por um longo arrecife e a impressão que se tem na maré baixa é de que a praia mais parece uma lagoa. Não deixe de incluir no seu roteiro!

Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos!

Quer mais dicas como essa? Assista ao Companhia de Viagem aos domingos, às 19h30, na Record News!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!