Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

5 viagens de trem para se fazer no Brasil

Marcio Moraes

16/07/2018 15h46

Viajar de trem é uma experiencia unica em qualquer lugar do mundo, mas ela se torna especial quando realizada aqui mesmo pelo Brasil, afinal não é todo dia que passamos por cenários da época cafeeira em São Paulo ou locais historicos do nosso país.

Diferente do que todo brasileiro pensa, esses roteiros turísticos propõem um dia regado de histórias e informações interessantes, com número de acentos contados, sem qualquer possibilidade de aperto ou lotação.

Além da viagem, alguns passeios oferecem guias turísticos, paradas em cidades, refeições e até mesmo degustações de queijos e vinhos. Ficou interessado? Então confira a lista de passeios e viagens de trem para fazer pelo Brasil que nós, do Companhia de Viagem, preparamos para você leitor do nosso blog:

Trem da Vale                   

A viagem de trem, que parte de Belo Horizonte com destino a Cariacica, no Espírito Santo, é considerada a mais longa que existe no país e a única que atravessa estados. Dentro da locomotiva, modernizada e com classes diferentes, não existe nenhum tipo de atividade turística, sendo apenas um meio de transporte. Existem duas classes: executiva com poltronas reclináveis e mais espaçadas e a econômica com maior número de poltronas e um pouco menos espaço.

Venda de ingressos: https://tremdepassageiros.vale.com/sgpweb/portal/index.html#/home

Foto: Divulgação

Maria Fumaça: Rota do Vinho na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, guarda muitas surpresas aos visitantes amantes de vinho. O passeio de trem com a Maria Fumaça propões uma verdadeira vivência em grupo com degustação de vinho e queijos. O trajeto parte da cidade de Bento Gonçalves, passa por Garibalde e termina na cidade de Carlos Barbosa. Durante o passeio de 23 quilometros, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

Venda de ingressos: (54) 3455-2788

Foto: Divulgação

Estrada de Ferro: Campos de Jordão a Santo Antônio do Pinhal

A viagem começa em Campos do Jordão, na Estação Emílio Ribas, com destino a Santo Antônio do Pinhal. São 2h30, que passam por trechos da Serra da Mantiqueira e um dos pontos ferroviários mais altos: Alto do Lajeado que tem 1743 metros de altura. Ao chegar ao destino, é feita uma parada de 30 minutos onde os visitantes podem conhecer uma confortável cafeteria e se desejarem, comprar doces típicos da região.

Venda de ingressos: http://www.efcj.sp.gov.br/

Foto: Divulgação

Trem das Águas

O Trem das Águas tem um trajeto de 2h, que percorre um caminho de 10 quilômetros de São Lourenço, até Soledade de Minas, ambas em Minas Gerais. A locomotiva a vapor é do ano de 1928 e faz com que os viajantes voltem no tempo. Uma das opções de viagem é o vagão que oferece degustação de queijos, doces, sucos de uva, vinho e cachaça.

Venda de ingressos: (35) 3332-3011

Foto: Divulgação

Trem das Montanhas Capixabas 

Descubra o Espírito Santo de uma maneira completamente diferente. Por 46 quilômetros, do litoral até as mais belas cidades das montanhas capixabas, o viajante vai conhecer a história e a cultura da região, além das incríveis paisagens serranas do estado. O passeio começa em Viana, município da região metropolitana de Vitória, e segue para Domingos Martins, charmosa e acolhedora cidade com natureza privilegiada.

Depois, o trem passa ainda por Marechal Floriano, a "Cidade das Orquídeas" e seu distrito Araguaia, com uma igreja centenária, artesanato, agroturismo e um centro cultural, que conta a história da colonização da localidade por imigrantes italianos.

Venda de ingressos: https://serraverdeexpress.com.br/

Foto: Divulgação

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos se você apreciou essas dicas!

Quer mais dicas de viagem? Assista ao Companhia de Viagem aos domingos, às 19h30, na Record News!

Fonte: Guia da Semana

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!