Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Faça um tour pelo mundo: conheça os drinks típicos de cada país

Marcio Moraes

09/09/2014 18h03

Olá meu amigo,

Você sabe que viagens temáticas são tendência mundial, não é? Roteiros históricos, culturais, artísticos. Os foodies, amantes da culinária, por exemplo, viajam o mundo atrás de pratos típicos de cada região. Imagine, então, correr o mundo para experimentar destilados, fermentados e todos os tipos de coquetéis deliciosos?

Hoje preparei para vocês um roteiro de dar água na boca. Venha comigo fazer um tour etílico por vários países!

Uísque – Estados Unidos

shutterstock_44301268

Diferentemente do tradicional destilado da Escócia, o uísque americano é feito com grãos de milho e envelhecido em barris de carvalho até ficar com uma cor dourada. Mas, assim como o primo escocês, a forma de consumi-lo é cowboy(puro), on the rocks (com gelo) ou em drinques.

Ginjinha – Portugal

shutterstock_154379891

A ginjinha é um licor feito com um tipo de ameixa, a ginja, de sabor mais delicado e adocicado. Em Lisboa, a bebida portuguesa pode ser tomada com ou sem um pedaço da fruta. Versões mais modernas já são feitas com amoras e cerejas.

Rum – Caribe

shutterstock_135565226

Um bom pirata nunca fica sem uma garrafa de rum! Assim como a cachaça, a bebida é um destilado à base de cana-de-açúcar, mas a diferença é que o rum é feito a partir do melaço. Alguns drinques famosos nas praias do Caribe levam rum, como mojito, piña colada e cuba libre.

shutterstock_105011834

Em minha última viagem ao Caribe, em Anguilla, pude experimentar o Junior Especial e o Hurricane Louis, drinks famosos à base de rum:

shutterstock_184320530

O Rum do Caribe, conhecido também como a "água da vida", parece inofensivo, mas tem teor alcoólico que chega a 40%. O destilado é aromatizado com ingredientes diversos, como anis, ervas e cardamomo.

Gim – Holanda

shutterstock_112993495

O gim foi criado na Holanda no século 16 com propósitos medicinais.

É uma bebida obtida a partir de grãos, normalmente trigo ou centeio, e especiarias. Mas é o processo de pós-destilação que confere a ele suas características essenciais, como a cor, o aroma e a textura seca. O gim é a base de um dos drinques mais conhecidos do mundo, o Dry Martini.

Vodca – Rússia

shutterstock_175066085

Vodca é uma bebida tão representativa na Rússia que já ganhou até um museu, em Moscou.

1489702923_e9b619eae0

Composta por um alto teor alcoólico e de coloração transparente, a vodca deve ser apreciada fria, mas não gelada, de acordo com especialistas. E se você é amante do destilado russo, saiba que há uma forma de bebê-lo: de uma só vez, nunca bebericando.

Cerveja – Alemanha

toast-beer-570x448

Essa é fácil! Responda rápido: onde é a mais famosa festa de cerveja do mundo? Só em Munique, durante uma Oktoberfest, os visitantes chegam a consumir oito milhões de litros da bebida.

Absinto – República Tcheca

shutterstock_125813318

Cercado de mitos, o absinto, apelidado nacionalmente de Fada Verde, é considerado a bebida mais forte do mundo.Seu teor de álcool pode chegar a 70%. Foi o líquido alcoólico preferido de nomes como Oscar Wilde e Van Gogh e chegou a ser proibido no início do século 20 com a justificativa de causar alucinações.

Possui um ritual de preparação único: sobre a dose é acrescentada água gelada e um torrão de açúcar, que é lentamente diluído no líquido.

Tequila – México

Tequila-Shots

É só pensar em México que vem à mente a bebida mais famosa do país. Feita de uma planta típica, a Agave tequilana, a bebida é conhecida mundialmente e, normalmente, vem acompanhada de sal e limão. Se é um desafio tomá-la pura, tente uma margarita!

Saquê – Japão

shutterstock_41302531-600x400

Feita de arroz, a bebida é essencial nas cerimônias comemorativas, como as festas de Ano Novo, inaugurações e casamentos. Pode até ser tomada quente, aquecida em banho-maria.

Cachaça – Brasil

Caipirinha

Nossa bebida mais popular e fundamental para o drinque mais apreciado pelos gringos que visitam nosso país: a caipirinha.

A aguardente, feita da fermentação da garapa da cana-de-açúcar, tem um cheiro intenso e seu teor alcoólico pode chegar a 50%. Mas, com limão, gelo e açúcar, desce maravilhosamente bem.

Hmmm…Alguém ficou com vontade de tomar um desses drinks deliciosos? Eu fiquei!

Um abraço e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!