Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Experimente os sabores dos vinhos franceses

Marcio Moraes

13/10/2014 17h38

Olá amigo viajante,

 

Enquanto o Brasil se encanta com as flores da primavera, a França chega ao auge do outono, uma estação especial para o país e seus visitantes. De norte a sul, vinícolas francesas produzem alguns dos melhores rótulos de vinhos do mundo, como Champagne, Borgonha, Bordeaux e muitas outras, e é justamente nessa época do ano que os campos são tomados por cachos de uvas prontas para serem colhidas. Um espetáculo!

Por isso, desembarque nesse país tão romântico, alugue um bom carro e se deleite em vinhedos charmosos e degustações especiais em algumas das melhores vinícolas do mundo. Só tome cuidado para não dirigir alcoolizado, certo?

 

Champagne

A região ganhou fama pela singular bebida homônima. Os amantes de vinhos de plantão, claro, não podem deixar de visitar e se deliciar em degustações nas principais vinícolas de lá, como a Veuve-Clicquot ou o Côte dês Blancs.

Champagne

Borgonha

Com mais de 1.000 quilômetros de canais, a região é famosa por seus vinhos tintos intensos, mas também esconde atrações turísticas de tirar o fôlego, como castelos, vilarejos e até o tradicional leilão da bebida no Hospices de Beaune.

Borgonha 2

Bordeaux

Situada no departamento de Gironda, essa encantadora cidade produz rótulos cujos sabores transitam entre o clássico e o jovial. Um passeio por lá garante momentos especiais em vinícolas centenárias da região. Isso sem contar que Bordeaux é um charme!

Bordeaux 2

Vale do Loire

Essa é a terceira maior região vinícola da França, e oferece grande variedade de vinhos aromáticos. Muito famosa também por sua arquitetura, vale a pena estender o passeio para além das videiras e conhecer os castelos que conferem beleza às cidades.

vigne-automne-a5_0

Vale do Ródano

São 13 rotas que nos levam a conhecer o melhor das vinícolas dessa região, marcadas pelo sabor do vinho Beaujolais. Ali também está situado o maior parque nacional da França, o Parque dos Écrins, com cerca de 40 geleiras.

France, Ardèche (07), Tournon, vigne (vue aérienne)

Alsácia

A região é surpreendente, pois além de vinhos que variam entre as uvas sylvaner, pinot blanc, negro e cinzentos, suas cidades também abrigam importantes museus, castelos, vales, aldeias típicas, parques e eventos, como o Festival Internacional de Colmar, que fazem valer ainda mais a visita.

alascia

Sul da França

Vinhos de aromas e intensidades variadas marcam o sul do país, devido ao clima mediterrâneo. A região também esconde alguns dos mais belos vilarejos franceses e é bastante requisitada durante o verão europeu.

franca

Aproveite o passeio e as degustações! Até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!