Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Já imaginou ver uma bolha em erupção?

Marcio Moraes

23/02/2015 16h35

Olá,

Nós todos sabemos que a natureza é capaz de coisas incríveis, não é mesmo? Mas você já ouviu falar nos gêiseres? Pois hoje eu vou revelar um pouco mais sobre esse fenômeno natural que acontece, entre outros lugares, na Islândia.

Copyright: PatrikV/ Shutterstock

Copyright: PatrikV/ Shutterstock

Formado por uma nascente termal que entra em erupção de tempos em tempos, a explosão se dá quando a temperatura de suas águas ultrapassam os 200 graus célsius. Isso porque o líquido ganha pressão à medida que esquenta, formando uma bolha, até ser empurrado para cima.

Copyright: Peter Wemmert/ Shutterstock

Copyright: Peter Wemmert/ Shutterstock

Parte da excursão turística Golden Circle e situado no Geysir Hot Spring Area, que possui diversas fontes em erupção, o Strokkur é uma das mais procuradas na Islândia. Suas águas, expelidas a cada cinco ou 10 minutos, podem chegar aos trinta metros de altura.

Copyright: Joakim Lloyd Raboff/ Shutterstock

Copyright: Joakim Lloyd Raboff/ Shutterstock

A área está ativa há mais de mil anos e originalmente foi chamada de Geysir, nome que batizou outros fenômenos como este ao redor do mundo. Em português, gêiser significa "fonte jorrante". Dá para imaginar o por quê, não?

Copyright: George Koultouridis/ Shutterstock

Copyright: George Koultouridis/ Shutterstock

Contudo, se a viagem da vez não for para a Islândia, gêiseres também podem ser encontrados na Bolívia, no passeio para o Salar de Uyuni, no Chile, em El Tatio, na Rússia, Japão, Nova Zelândia e, claro, nos Estados Unidos. Localizado no Parque Nacional de Yellowstone, o Old Faithful é um dos mais famosos – e bonitos – do mundo!

Copyright: Pierre Leclerc/ Shutterstock

Copyright: Pierre Leclerc/ Shutterstock

E aí, vamos conhecer?

Boa viagem!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!