Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

E por falar em Império, tenha acesso a um dos maiores diamantes do mundo

Marcio Moraes

13/03/2015 16h51

Olá companheiro,

Para a tristeza de muitos, a novela global Império chega ao fim na noite desta sexta-feira. Mas você ainda deve se lembrar de que as minas de diamantes eram a fonte de renda do protagonista, o Comendador, não é mesmo? E sabia que uma das maiores pedras preciosas do tipo está na Turquia?

Copyright: RTimages/ Shutterstock/ imagem meramente ilustrativa

Copyright: RTimages/ Shutterstock/ imagem meramente ilustrativa

Pois é. Construído durante o Império Otomano, entre 1460 e 1478, pelo Sultão Mahmet II – o conquistador da Constantinopla –, o Palácio de Topkapi esconde muitas joias como o Kasikci, internacionalmente conhecido como Spoonmaker's Diamond. A peça em formato de gota possui 86 quilates e é rodeada por 40 brilhantes! Linda, hein?

Copyright: muratart / shutterstock

Copyright: muratart / shutterstock

Não se sabe muito sobre a origem do adorno. Diz a lenda que o nome se dá devido ao formato parecido com o de uma colher. No entanto, outros acreditam que é porque a primeira pessoa a adquirir o diamante foi um fabricante de colheres. Mas uma das mais plausíveis versões dessa história relata que a pedra pertenceu à mãe de Napoleão Bonaparte, sendo vendido no século 18 ao militar Ali Pasha. Quando ele foi assassinado, todos os seus tesouros foram transferidos ao reinado otomano.

Copyright: Sergey Novikov/ shutterstock/ foto meramente ilustrativa

Copyright: Sergey Novikov/ shutterstock/ imagem meramente ilustrativa

Desde sua construção, o paço foi o lar de grandes sultões. No século 19, porém, foi abandonado até ser transformado em museu, em 1924, com a constituição da República da Turquia. Hoje com 400 mil metros quadrados e múltiplos ambientes, o casarão está localizado na cidade de Istambul e é um dos maiores palácios-museu do mundo, com um acervo de cerca de 300 mil documentos.

Copyright: Vladyslav Danilin/ shutterstock

Copyright: Vladyslav Danilin/ shutterstock

Tantos arquivos, joias e objetos históricos estão divididos entre as coleções Armas, Porcelanas Chinesas e Japonesas, Utensílios de Cozinha em Cobre e Ouro, Porcelanas Europeias, Tesouro Imperial, Vidros e Porcelanas de Istambul, Pavilhão de Relíquias Sagradas, Retratos e Pinturas de Sultões, Prataria, além de Tecidos, Tapetes e Revestimentos Sagrados dos Sultões.

Copyright: Alfonso Ianniello/ shutterstock

Copyright: Alfonso Ianniello/ shutterstock

Mas não se apegue apenas aos tesouros. Só a arquitetura do palácio já faz valer a visita! Atente-se aos detalhes da história e conheça também o Portão de Saudação, a Igreja de Hagia, o Jardim das Tulipas e muito mais!

Copyright: Artur Bogacki/ Shutterstock/ Igreja de Hagia

Copyright: Artur Bogacki/ Shutterstock

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!