Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça os restaurantes brasileiros mais estrelados

Marcio Moraes

08/05/2015 14h35

Caro amigo,

Já comentei por aqui que vejo na gastronomia uma fonte inesgotável de riqueza cultural. Os sabores, aromas e ingredientes típicos de cada país podem nos levar a uma impressionante jornada de descobertas. Uma viagem não é completa se não tiver uma experiência gastronômica marcante, não é?

Em alguns lugares, porém, é difícil escolher um restaurante verdadeiramente especial entre tantas opções. E é por isso que sempre carrego na minha mala um Guia Michelin, referência mundial de classificação gastronômica para aqueles que, assim como eu, são exigentes quando o assunto é comida.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E sabe qual é a boa nova que quero compartilhar com você? Depois de mais de um século de sucesso em 24 países e 4 continentes, o Guia Michelin finalmente estreou uma edição brasileira, que cobre os restaurantes e hotéis de São Paulo e Rio de Janeiro! Mais do que merecido, não acha?

Além de incluir 188 estabelecimentos, incluindo hotéis, o Guia Michelin destaca 17 restaurantes que receberam estrela na classificação, ou seja, passam a ter relevância mundial. Você conhece algum deles?

D.O.M

Fotos: Rubens Kato e Sergio Coimbra

Fotos: Rubens Kato e Sergio Coimbra

Comandado pelo chef Alex Atala, o restaurante paulistano foi o único contemplado com duas estrelas Michelin (a condecoração máxima é de três estrelas). Atala propõe uma rica proposta gastronômica que valoriza ingredientes tradicionais brasileiros. Experimente o menu degustação e prepare-se para uma experiência inesquecível.

www.domrestaurante.com.br

 

MANÍ

Fotos: Bruno Geraldi

Fotos: Bruno Geraldi

Uma cozinha inovadora e criativa surgiu da parceria entre o chef catalão Daniel Redondo e a gaúcha Helena Rizzo. Com uma estrela Michelin, o paulistano Maní é moderno, jovem e ousado. Tanto ambiente quanto serviço estão à altura da alta gastronomia desenvolvida pela dupla de chefs.

www.manimanioca.com.br

 

ORO

Fotos: Tomás Rangel

Fotos: Tomás Rangel

O restaurante do jovem, porém conceituado chef Felipe Bronze oferece uma experiência sensorial e criativa cujo tema principal é o Brasil. Amazônia, cerrado, caatinga são fontes inesgotáveis da riqueza gastronômica proposta pelo restaurante carioca. O menu degustação é a chave de ouro para agradar até os foodies mais exigentes.
Água na boca!

www.ororestaurante.com

 

MEE

Fotos: Alle Vidal e Fernando Lemos

Fotos: Alle Vidal e Fernando Lemos

Se você aprecia a culinária oriental como eu, não pode deixar de conhecer o Mee, no tradicionalíssimo Belmond Copacabana Palace. O restaurante, comandado pelo chef celebridade Ken Hom, leva o conceito de perfeição gastronômica a um nível superior. A proposta de levar os clientes a uma jornada gastronômica pela Tailândia, Malásia, Cingapura e Japão é apenas um dos motivos pelos quais o Mee conquistou sua tão merecida estrela.

www.belmond.com

Veja a lista completa dos restaurantes estrelados do Guia Michelin São Paulo & Rio:

DUAS ESTRELAS

D.O.M (SP)

UMA ESTRELA

São Paulo: Attimo, Dalva e Dito, Epice, Fasano, Huto, Jun Sakamoto, Kinoshita, Kosushi, Maní, Tuju.

Rio: Lasai, Le Pré Catelan, Mee, Olympe, Oro, Roberta Sudbrack.

BIB GOURMAND (seleção do melhor custo x benefício)

São Paulo: Antonietta Empório, Arturito, Brasserie Victória, Casa Santo Antônio, Ecully, Esquina Mocotó, Jiquitaia, L'Entrecôte de Paris, La Cocotte, Marcel, Mimo, Miya, Mocotó, Sal Gastronomia, Tartar & Co, Tian, Zena Caffè.

Rio: Artigiano, Cais, Entretapas, Lima Restobar, Miam Miam, Oui Oui, Pomodorino, Restô.

 

Bom apetite e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!