Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça cinco destinos que (ainda) não estão na moda

Marcio Moraes

15/06/2015 17h50

Caro viajante,

É quase impossível encontrar alguém que nunca sonhou em conhecer Paris, Roma ou Nova York. Essas cidades fazem parte da wish list de 10 em cada 10 viajantes! Mas, e Malta, Sri Lanka ou Macedônia? Tão bonitos, instigantes e ricos, esses destinos ainda não caíram nas graças dos viajantes, embora tenham muita coisa boa para oferecer. Que tal conhecer os encantos de alguns lugares que permanecem, por enquanto, fora da rota do turismo mundial?

Malta
Localizada a 90 quilômetros da Sicília e 290 quilômetros do continente africano, a República de Malta é formada por três ilhas, Malta, Gozo e Comina que, desde a Idade Média, foram alvos de disputa entre diversas civilizações, como os árabes, cartagineses, romanos, bizantinos e, mais recentemente, os ingleses. O país maltês absorveu harmoniosamente todas essas influências culturais e nos oferece muita diversidade, seja na arquitetura, gastronomia ou arte.
Porém, engana-se quem pensa que as ilhas maltesas são ricas apenas em história. O país, embora pequeno em território e população, possui diversos atrativos, que variam de tratamentos de beleza em resorts super luxuosos a esportes radicais nas encostas e no mar azul turquesa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ha Long Bay
Poucos destinos me deixam tão impressionado, em termos de magnitude e beleza natural, quanto Ha Long Bay. A baía, situada ao norte do Vietnã, é adornada por mais de 1600 formações rochosas de calcário, minuciosamente esculpidas durante milênios pelas constantes mudanças de maré.
Existem diversas maneiras de explorar Ha Long Bay, Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela UNESCO. As melhores excursões, a bordo de um barco, normalmente duram três dias e oferecem aos turistas suítes luxuosas e refeições surpreendentes em alto-mar. Também disponibilizam caiaques e promovem escaladas e passeios por algumas cavernas do arquipélago.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Sri Lanka
O nome já indica o exotismo deste país localizado ao sul da Índia. Fico surpreso como uma ilha tão pequenina, com apenas 65 mil quilômetros quadrados, reúne tantos Patrimônios Mundiais da Unesco. São oito no total! Some a isso as praias paradisíacas, ruínas históricas, pessoas acolhedoras e pronto! Você tem um paraíso à disposição.
Quem gosta de natureza pode se aventurar pelos safáris e, com sorte, encontrar leopardos, búfalos, incontáveis espécies de aves e simpáticos elefantes, é claro! Além disso, é possível fazer um delicioso passeio de trem pelas colinas esverdeadas da ilha que, por receberem plantações de chá, ainda são aromáticas.
Se nada disso basta, ainda há as praias, onde o mergulho nas águas cristalinas é a pedida certa. E sabe o que é melhor? Como ainda não está na moda, o destino é acessível financeiramente e não possui aquela aglomeração típica dos lugares mais disputados.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ilhas Virgens Britânicas
A região das Ilhas Virgens Britânicas já foi rota de famosos piratas, como o temido Barba Negra. Hoje, é um centro de abastecimento de barcos do Caribe e, seguindo a tradição, um popular destino para aqueles que, assim como eu, são amantes da navegação e da vela.
Localizadas a leste de Porto Rico, no mar do Caribe, as principais ilhas ocupadas por ingleses em 1672 são Virgin Gorda, Anegada e Tortola. O que esperar desta experiência? Ora, areia branca, água turquesa, aquela brisa quente tipicamente caribenha, perfeitos points para mergulho e uma estrutura hoteleira com excelência britânica. Recomendo também esse destino para casais, uma vez que a natureza exuberante e a atmosfera romântica fazem destas ilhotas um lugar especial.
O arquipélago possui mais de sessenta ilhas que se destacam em diversidade ecológica. Os recifes de corais, outrora temíveis causadores de naufrágios, participam harmoniosamente do impressionante cenário subaquático, que encanta até os mergulhadores mais exigentes.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Macedônia
Com uma história bem complexa e fascinante, a Macedônia ainda é um país bem distante dos holofotes turísticos. Por enquanto. E embora pertença a uma região histórica, com influências gregas, romanas e otomanas, a Macedônia é jovem, fundada apenas em 1991, com a desintegração da Iugoslávia.
Sua capital, Skopje, é uma das cidades mais incomuns da Europa, onde uma constante renovação urbana transforma e adapta o espaço de maneira surpreendente.
As montanhas remotas, por sua vez, escondem mosteiros medievais fascinantes, trilhas alpinas e aldeias balcãs tradicionais. Além disso, mais de 50 lagos se espalham pelos meros 25.713 Km2 do país e oferecem diversão e beleza para a população.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E aí, que tal fugir do trivial nas próximas férias e embarcar em uma aventura pelo (ainda) desconhecido?

Até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!