Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Roteiros turísticos que seguem as linhas do metrô de São Paulo – Parte I

Marcio Moraes

15/07/2015 17h09

Caro amigo,

Muitas vezes, pensamos que para ser turista é preciso efetivamente viajar. Fazer as malas, pegar a estrada ou voar para bem longe. Porém, é muito comum desconhecer a própria cidade e seus atrativos turísticos. São Paulo, a cidade que escolhi para viver, é exemplo claro disso. Quantas coisas legais estão espalhadas por essa megalópole?!

Foto: São Paulo - Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira

Foto: São Paulo – Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira

Pensando nisso, reuni alguns passeios imperdíveis na capital paulista que podem ser feitos de metrô. Isso mesmo! Que tal conhecer alguns roteiros que seguem as linhas subterrâneas da cidade?

Foto: Mapa do Transporte de São Paulo

Foto: Mapa do Transporte de São Paulo

LINHA 1 – AZUL (Do Tucuruvi, Zona Norte, ao Jabaquara, Zona Sul da capital)

Estação da Luz
A Estação da Luz é um espetáculo por si só. Reserve um tempo para se perder na beleza deste prédio de 1901. De lá, siga para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, localizada na Praça da Luz. A Pinacoteca é um museu de artes visuais com ênfase na produção nacional que recebe 30 exposições e cerca de 500 mil visitantes ao ano.

Foto: Estação da Luz

Foto: Estação da Luz

Partindo da estação da Luz é possível visitar também o Museu da Língua Portuguesa, famoso por abordar a história de nosso idioma com muita interatividade.

Estação São Bento
Não dá para falar sobre a região sem indicar o Mosteiro de São Bento, um dos locais mais antigos de São Paulo. A casa dos monges celebra missas com cantos gregorianos, que emocionam até o mais cético dos visitantes. Em frente ao mosteiro fica o tradicional Café Girondino, que representa todo o glamour do auge da febre cafeeira paulistana do início do século XX.

A Estação São Bento também dá acesso à Rua 25 de Março, famosa por ser o centro do comércio popular da cidade,

Foto: Rua 25 de Março

Foto: Rua 25 de Março

e o Mercado Municipal de São Paulo, onde as cores, aromas e sabores enfeitiçam seus visitantes.

Foto: Mercado Municipal de São Paulo

Foto: Mercado Municipal de São Paulo

Estação Sé
A Praça da Sé é o ponto zero de São Paulo. Isso significa que todas as rodovias têm na Sé o ponto inicial para contagem de quilômetros e também para numeração de vias públicas. Um dos principais atrativos da cidade é a Catedral Metropolitana da Sé, maior igreja de São Paulo e uma das cinco maiores construções góticas do mundo. Realmente, de cair o queixo!

Foto: Catedral Metropolitana da Sé

Foto: Catedral Metropolitana da Sé

Estação Jabaquara
A estação final da Linha Azul leva os passageiros para o bairro Jabaquara, na Zona Sul da capital paulista. Além de dar acesso direto à Rodoviária, a estação fica a cerca de meia hora de ônibus do Zoológico de São Paulo, que reúne mais de três mil animais. Recomendo reservar um dia inteiro para passear por todo o zoológico, que funciona diariamente das 9h às 17h. O ingresso custa R$25 para adultos.

Foto: Zoológico de São Paulo

Foto: Zoológico de São Paulo

LINHA 2 – VERDE (Da Estação Vila Madalena, na Zona Oeste, a Vila Prudente, Zona Leste da capital)

Estação Vila Madalena
Embora não fique exatamente no centro do bairro mais boêmio de São Paulo, a estação Vila Madalena leva os passageiros a um passeio por uma região tranquila e culturalmente pulsante, onde galerias de arte se misturam lojinhas, bares e restaurantes charmosos. Não perca uma visita ao Beco do Batman, uma verdadeira galeria de graffiti a céu aberto a menos de dois quilômetros da estação.

Estação Trianon-Masp
A estação-símbolo de São Paulo fica no coração da cidade: Avenida Paulista. Ali, são inúmeras as atrações para quem tem tempo e disposição para percorrer os quase três quilômetros de extensão da via.

Foto: Avenida Paulista

Foto: Avenida Paulista

Entre os pontos mais interessantes nos arredores da estação, destaco o Museu de Arte de São Paulo (MASP) com suas mostras permanentes e temporárias, além de a Reserva Cultural, onde é possível encontrar filmes alternativos, e o Teatro Gazeta. Outra opção pela área é um passeio pelo Parque Trianon, um refúgio natural no meio da selva de pedra paulistana.

Foto: MASP

Foto: MASP

Estação Consolação
Se você não conhece bem a cidade de São Paulo, fique ligado! A estação Consolação fica na Avenida Paulista, enquanto a estação Paulista está na Rua da Consolação. Confuso, não?

Foto: Avenida Paulista

Foto: Avenida Paulista

A estação Consolação dá acesso à rua mais hype de São Paulo, a Augusta, lugar onde todas as tribos se encontram. Cafés, cinemas, lojinhas e galerias garantem entretenimento durante o dia, enquanto os bares e baladas agitam a noite paulistana – que nunca pára.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Quem busca cultura encontra no Conjunto Nacional um centro de alto nível. Além de abrigar uma filial da Livraria Cultura, o prédio também recebe um cinema e o Teatro Eva Hertz, com peças incríveis e acessíveis em cartaz.

Estação Clínicas
A região do Pacaembu abriga o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, também conhecido como Estádio do Pacaembu, onde fica o super conceituado Museu do Futebol. Cheio de interatividade e história, o museu relaciona a vida e o esporte mais amado pelos brasileiros. Simplesmente imperdível! É possível ir a pé ou de ônibus da estação.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Estação Ana Rosa
Localizada no centro da Vila Mariana, a estação Ana Rosa é um ponto de conversão entre as linhas 1 e 2 do metrô. O Parque do Ibirapuera, mais queridinho dos paulistanos, fica a 3 quilômetros da estação. Dentro do parque, as opções são inúmeras. Visite o MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, ou assista uma apresentação artística no Auditório Ibirapuera. Há também a opção de relaxar, fazer um piquenique ou andar de skate por lá.

Foto: Parque Ibirapuera

Foto: Parque Ibirapuera

Viu quanta coisa boa conseguimos conhecer seguindo a linha do metrô paulistano? O próximo post da série vai relacionar as melhores atrações que ficam próximas as linhas 3 e 4. Fique ligado!

Abraço e até logo!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!