Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

As sete maravilhas de Oregon

Marcio Moraes

03/08/2015 15h44

Caro amigo,

Dos destinos mais populares entre os brasileiros nos Estados Unidos, o estado de Oregon provavelmente nem aparece na lista. Uma pena!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Viajantes aventureiros encontram em Oregon um verdadeiro paraíso de cenários diversos e fascinantes. Rodar pelo estado significa conhecer belíssimas praias, imponentes vulcões, lagos cristalinos e cachoeiras. Convido você a conhecer as atrações que fazem de Oregon o lar das maravilhas americanas.

Monte Hood
O pico nevado do Monte Hood pode ser visto a quilômetros de distância. O vulcão dormente, que alcança mais de três mil metros acima do nível do mar, proporciona excelentes condições para a prática de ski em qualquer época do ano e fica a apenas 75 km de Portland, maior cidade do estado.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Durante a primavera, as florestas da região se enchem de lavandas e frutas silvestres trazendo cor à paisagem, enquanto os lagos alpinos formam um cenário mais do que encantador.

Costa de Oregon
A costa do estado de Oregon margeia o Oceano Pacífico por 582 quilômetros de praias, falésias e vales. O melhor jeito de explorar a região é dirigindo pela Route 101, impressionante estrada à beira-mar que corta Oregon e permite que o viajante conheça as maravilhas da costa oeste americana. De norte a sul, a primeira parada é em Cannon Beach, onde enormes falésias de basalto, como Haystack Rock, emergem do mar.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A cidade mais importante da costa de Oregon é Newport, onde o porto movimenta a economia e gastronomia local. Não deixe de provar as ostras frescas do restaurante Tables of Content no Sylvia Beach Hotel. A viagem ao sul do estado segue com cenários que mesclam vulcões, mirantes e o famoso farol Heceta Head, de 1894, onde é possível desfrutar de um delicioso café da manhã.

Garganta do Rio Columbia
Outra maravilha de Oregon é a Garganta do Rio Columbia, eleita a primeira das Áreas Cênicas dos Estados Unidos em 1986 pelo Congresso Nacional. O rio desce 128 quilômetros esculpindo as montanhas Cascade e formando impressionantes cachoeiras. A mais conhecida é a Multnomah Falls, cuja queda atinge 189 metros.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Na região, a cidade de Hood River, a cerca de 100 quilômetros de Portland, oferece diversas opções de lazer, como wind e kitesurfe e parapente, além de gastronomia rica e cervejas e vinhos produzidos localmente.

Painted Hills
História e arqueologia traduzem Painted Hills. As colinas coloridas revelam as diversas camadas montanhosas que, ao longo de bilhões de anos, foram sobrepostas. Ao caminhar pelos decks de madeiras que cortam os montes, a impressão que se tem é de estar dentro de uma pintura.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O estado de Oregon possui outras áreas arqueológicas, como Clarno e Sheep Rock, onde é possível escavar um fóssil e levá-lo como lembrança. A região de Painted Hills fica a cerca de 300 quilômetros de Portland.

Smith Rock
O berço da escalada esportiva dos Estados Unidos fica em Smith Rock, onde torres de cinza vulcânica emergem das areias desérticas do centro de Oregon. Mais de mil rotas traçadas nos penhascos atraem alpinistas de todos os lugares e níveis de habilidade.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Também é possível praticar mountain bike e caminhadas ecológicas para avistar águias e falcões. A região, distante pouco mais de duzentos quilômetros de Portland, é ideal para os viajantes aventureiros e pode ser visitada em qualquer época do ano.

Wallowas
A região de Wallowas, 500 quilômetros à leste de Portland, combina as paisagens naturais a uma boa estrutura de lazer, portanto é ideal para a família toda. Nas cidades mais agitadas, como Joseph, é possível passear nas lojas de arte locais e provar as cervejas e chocolates artesanais.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Outras cidades, entretanto, foram abandonadas depois da corrida do ouro no século XIX e hoje são lugares fantasmagóricos, mas muito interessantes. Em meio a tudo isso, vales e lagos bucólicos dão um tom interiorano à região, própria para curtir a calmaria.

Crater Lake
Rodeado por falésias de quase dois mil metros de altura, Crater é o lago mais profundo da América, formado na caldeira de um vulcão. A trilha para chegar às margens do lago é muito íngreme e pesada, mas o esforço vale a pena.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O redor do Crater é preservado por um Parque Nacional que oferece outras atividades, desde caminhadas ecológicas a ski. A região também é conhecida por abrigar ótimas queijarias e vinícolas.

Espero que tenha dado pelo menos sete motivos para você escolher Oregon para ser o seu próximo destino nos Estados Unidos.

Um abraço e bom fim de semana!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!