Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Tim-Tim! As diferentes tradições antes de beber em nove países

Marcio Moraes

21/10/2015 13h46

Caro viajante,

Se existe algo universal nas mesas dos restaurantes ou nos banquetes organizados dentro de casa, certamente é o ato de brindar. Uma demonstração de respeito, satisfação, ou para aquela grandiosa comemoração. Seja em casamentos, noivados, ou objetivos alcançados, estaremos sempre erguendo nossos copos e taças, e celebrando os melhores momentos da vida.

O post de hoje é especial para cultuar o "cheers", para que possamos descobrir as mais diversas tradições do gesto, mencionado desde a antiguidade, nas refeições de gregos e fenícios para uma dádiva simbólica aos deuses.

1. Grécia

Divulgação

Divulgação

Na terra dos deuses gregos, o convidado ao banquete precisa se dirigir até o anfitrião e dizer "stin igia mas", ou seja, "à nossa saúde". Nem pense em levar a taça e brindar uma bebida sem álcool. Os gregos acreditam que isso pode dar azar.

2. Itália

Divulgação

Divulgação

Brindar em solo italiano significa estar restrito apenas à água e ao vinho. Por isso, se você pedir algo diferente, tenha certeza que será visto com estranheza pelos locais. Capiche?

3. República Checa

Divulgação

Divulgação

Durante o cheerscheco, mantenha contato direto nos olhos da pessoa. Não desvie o olhar com quem estiver brindando, pois o comportamento é levado muito a sério no país europeu.

4. Egito

Divulgação

Divulgação

A preocupação aqui não é com seu copo, meu camarada! Procure preencher o copo de seus amigos, pois o costume egípcio é aguardar para que alguém encha cada taça. Se estiver nessa situação, não hesite em completar a bebida de cada um da mesa. E apenas espere pela sua!

5. China

Divulgação

Divulgação

Cuidado para não ficar zonzo, hein! Para brindar na China, é preciso ser forte: A primeira bebida deve ser tomada de uma vez e, logo em seguida, os copos precisam ser colocados de ponta cabeça. É a única forma de provar que eles estão realmente vazios.

6. Holanda

Divulgação

Divulgação

A tradição holandesa causa estranheza aos desavisados na reunião com amigos. Para beber uísque, o método correto entre os locais é colocar as mãos para trás e beber um único gole. Na sequência, é necessário tomar uma cerveja por cima. É cada uma, viu…

7. Rússia

Divulgação

Divulgação

Na terra da vodka, oferecer uma bebida é demonstração de confiança e amizade, portanto recusar é extremamente ofensivo. E claro, não ouse misturar a vodkacom outro drink, pois certamente os russos não ficarão muito felizes…

8. Turquia

Divulgação

Divulgação

Quando se aventurar pela Turquia, não deixe de provar o Raki, licor derivado da uva e com sabor anis, bem tradicional no país. Mas cuidado! Nunca peça apenas um copo. Leve a garrafa inteira para que todos na mesa possam degustar. Caso contrário, será visto como mal educado!

9. Hungria

Divulgação

Divulgação

A dica aqui para brindar é… NÃO brindar! Em 1848, 13 revolucionários foram executados e os assassinos comemoraram batendo as canecas de cerveja. Por isso, já são mais de 150 anos que brindar é considerado ofensivo em território húngaro.

Agora que você já sabe, vamos brindar em todos os cantos do mundo! Menos na Hungria, claro!

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!