Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça a maior ilha de areia do mundo

Marcio Moraes

13/11/2015 13h57

O povo Butchulla, natural da Ilha Fraser, na Austrália, chama sua terra de K´gari, em homenagem ao espírito bondoso que ajudou Yindigie, mensageiro do Deus Beeral, a criá-la. Diz a lenda que, como recompensa pela bondade de K´gari, Beeral transformou a ilha em um verdadeiro paraíso idílico.

Tourism and Events Queensland

Tourism and Events Queensland

A fábula aborígene, passada de geração em geração, dá conta de explicar o inexplicável: 1840 km² de mata atlântica, florestas de eucalipto, lagos, mangues e dunas cercadas pelo Mar de Coral, que tiram o fôlego até dos turistas mais céticos. Mais impressionante que isso é o fato de que esse caleidoscópio natural cresce em solo 100% arenoso, mantido pela simbiótica relação entre fungo e areia. Ilha Fraser é a maior ínsula de areia do planeta, eleita Patrimônio Natural da Humanidade em 1992 pela UNESCO.

Tourism and Events Queensland

Tourism and Events Queensland

Como não poderia ser diferente, a interação com a natureza caracteriza a experiência da viagem. Um terço do território da Ilha Fraser é composto pelo Parque Nacional (The Great Sandy National Park), que abriga mais de 350 espécies de pássaros e uma flora rica em diversidade. Passeios guiados especializados em observação de aves são oferecidos em hotéis e agências de turismo locais. Para quem curte caminhadas ecológicas, o lugar ideal é o Lago McKenzie, um dos mais de cem reservatórios de água doce da ilha, que possui um circuito próprio para os andarilhos e proporciona uma vista incrível.

Tourism and Events Queensland

Tourism and Events Queensland

Quando o assunto é relaxar à beira do mar, o destaque vai para Seventy Five Mile Beach, que reúne, em sua longa orla, falésias de dunas coloridas, água cristalina e a carcaça do navio S.S. Maheno, naufragado em 1935. E para quem busca conforto e sofisticação sem abrir mão da preservação ambiental, o Kingfisher Bay Resort combina suítes e serviços de luxo com a filosofia sustentável. Destaque para o SPA do hotel, que utiliza produtos absolutamente orgânicos para tratamentos e massagens que rejuvenescem e relaxam a pele.

Tourism and Events Queensland

Tourism and Events Queensland

O acesso à ilha, que fica a cerca de 300 km de Brisbane, capital de Queensland, pode ser feito por ar ou mar. Voos diários de Sydney e Melbourne pousam em Hervey Bay, cidade continental vizinha à Fraser. De lá, pode-se optar por um monomotor ou a balsa para terminar o trajeto. Apenas veículos 4×4 podem desembarcar na ilha, uma vez que o lugar carece de vias pavimentadas.

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!