Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Caminhe pelo passado nas ruas de Havana, capital cubana

Marcio Moraes

27/01/2016 17h32

Caro amigo,

Por trás de um bloqueio econômico norte-americano, um arquipélago localizado no mar do Caribe e até então isolado do mundo capitalista mostra sua força para o turismo. Considerada por muitos como um país "não visitável", Cuba tem atraído cada vez mais turistas interessados em seu passado – até novembro de 2015, um recorde havia sido estabelecido com cerca de 3,1 milhões de visitantes. Não é por menos. Caminhar pelas ruas de Havana é ser transportado para a década de 50, em uma singularidade que apenas a capital pode proporcionar.

Divulgação

Divulgação

Ao contrário do que muitos pensam, Cuba se abriu para o turismo em 1989, depois do fim da União Soviética. O crescimento exponencial levou o setor como a segunda atividade econômica mais forte do país. Por isso, não estranhe encontrar bastantes estrangeiros no centro histórico de Havana, sobretudo nos arredores do grandioso Capitólio, sede do governo após a Revolução Cubana de 1959.

Divulgação

Divulgação

Hoje, El Capitólio funciona como museu e, assim como grande parte dos edifícios do país, passa por constantes restaurações. Não muito longe, a Plaza Vieja é outra atração interessante para ambientar-se com Cuba, com suas casas coloniais e diversos bares e restaurantes. Por ali, você também encontrará o Museu do Chocolate e a Cervejaria Plaza Vieja, ideal para saborear uma boa cerveja artesanal.

Divulgação

Divulgação

Após um bom almoço na Plaza Vieja, aproveite para caminhar até o cartão-postal de Havana: El Malecón. Um imenso calçadão ao longo da orla cubana para curtir a brisa do mar ou apreciar o pôr do sol. Se de um lado você poderá avistar a fortaleza colonial Castillo Del Morro, do outro chegará ao vibrante bairro El Vedado, que faz parte do município onde está localizada a Plaza de La Revolución. Foi ali que Fidel Castro discursou em diversas ocasiões e o Papa Francisco realizou uma missa, em 2015.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Apesar de soar um tanto macabro, visitar o Cemitério de Colon também vale a pena, tendo em vista a impressionante beleza de sua arquitetura. Ele é considerado o mais importante cemitério da América Latina – em segundo lugar está o La Recoleta, de Buenos Aires.

Divulgação

Divulgação

Por fim, Cuba reserva não só uma imersão histórica, como também grandes espaços artísticos para acrescentar em seu roteiro. Destaco o Museu Nacional de Belas Artes de Cuba, o Teatro Nacional de Cuba e a grandiosa arquitetura do Gran Teatro de La Habana, casa do Ballet Nacional do país.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Vamos para Cuba?

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!