Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

A incomparável beleza dos fiordes noruegueses

Marcio Moraes

02/05/2016 15h29

Saímos de Oslo de avião rumo à terra do bacalhau, Ålesund. A cidade, que esbanja charme, foi construída em estilo art noveau após um incêndio que a devastou. O cartão-postal é a vista do topo do Monte Aksla e o destaque são os bancos públicos aquecidos frente ao mar. Dá vontade de esquecer da vida ali! Mas a próxima parada nos leva para o aquário Atlanterhavsparken para conhecer um pouco mais sobre a natureza e a vida marinha da região que vamos devastar.

Ålesund – Foto: Mariana Sampaio

Ålesund – Foto: Mariana Sampaio

Depois de um ferry e mais quilômetros percorridos chegamos em Geiranger, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No caminho já deu para sentir que nenhuma foto da viagem faria jus à obra de arte chamada Noruega. O país é todo recortado por fiordes, essas paredes gigantes de pedras formadas por geleiras que recuaram e foram invadidas pelo mar. A vista do Hotel Union, onde passamos a primeira noite, nos apresenta um dos mais lindos cenários do roteiro. Antes do jantar, fomos apresentados à vasta coleção de automóveis antigos da família do hotel. Eles eram usados para passeios com turistas nas décadas de 1920 e 1930.

Hotel Union – Foto: Mariana Sampaio

Hotel Union – Foto: Mariana Sampaio

No dia seguinte, acordamos cedo e andamos até o porto do pequeno povoado com apenas 250 habitantes. Encontramos lojinhas, restaurantes e até uma fábrica de chocolate. Dali partimos para nossa primeira viagem de barco e ficamos extasiados com a paisagem do trajeto. Os picos nevados das cordilheiras, que atingem 1.700 metros, refletem nas águas profundas dos fiordes banhados por inúmeras cachoeiras de águas glaciais e arrancam suspiros por todos os lados.

Geiranger – Foto: Innovation Norway

Geiranger – Foto: Innovation Norway

Viagem de barco – Foto: Innovation Norway

Viagem de barco – Foto: Innovation Norway

Mais estrada rumo a Loen, no fiorde Nord, e a cada curva uma nova pintura. Dá vontade de registrar cada quilômetro da viagem! Depois de 1h30 chegamos à fazenda para almoçar no Aabrekk Gard, além da culinária maravilhosa, há alguns chalés para esticar a estadia. De lá seguimos para o Jostedalsbreen National Park, onde fica parte da maior geleira do continente, que ocupa uma área de 487 quilômetros quadrados. Conhecemos um de seus braços, o famoso e imponente glacial Briksdal. Depois bateu aquele cansaço e jantamos no centenário Hotel Alexandra, fundado em 1884, onde passamos a noite.

Briksdal – Foto: Mariana Sampaio

Briksdal – Foto: Mariana Sampaio

Check-out e bora para Fjærland. No caminho, dois lugares chamam a atenção: a montanha Utvik e o glaciar Boyabreen. Cenários cinematográficos! Chegamos ao Norwegian Glacier Museum para visitar o principal centro do país, que dissemina conhecimento sobre as geleiras e o clima. Depois da aula bateu aquela tristeza, afinal, se não conseguirmos frear o aquecimento global em pouco tempo, todas essas maravilhas desaparecerão do mapa.

De Sogne para Flåm atravessamos o maior túnel da Europa, com 25 quilômetros de extensão. O mais interessante é que a cada cinco quilômetros suas paredes mudam de cor para o viajante não enjoar. Na chegada, deixamos as malas no Fretheim Hotel e corremos para o nosso Fjordsafari, passeio em bote inflável e numa velocidade mais rápida que um barco comum. Passamos 2h15 navegando por dentro de Nærøyfjord passando muito frio, mesmo com as roupas térmicas oferecidas. Ao longo do caminho fizemos algumas paradas rápidas, para observar detalhes das histórias que o guia nos contava, e conhecemos um vilarejo famoso por inspirar o sucesso da Disney, Frozen. Undredal é habitado por 65 pessoas e cerca de 500 cabras, além da degustação dos queijos, ouvimos cantos e canções populares.

Fjordsafari - Foto: Innovation Norway

Fjordsafari – Foto: Innovation Norway

No outro dia seguimos com o trem panorâmico Flamsbana, que faz um passeio de Flåm a Myrdal em 40 minutos pelo fiorde mais longo e profundo da Europa, o Sognefjorden. A viagem passa pelo vale da cidade, com vistas de cachoeiras e picos nevados, e para em pontos pitorescos como Kjosfossen. Fim de passeio, mala no carro e parada em Voss para o almoço no Historic Fleischer's Hotel. A surpresa veio em Hardanger, com um voo panorâmico de helicóptero na região. E o melhor, foi assim que chegamos ao Ullensvang Hotel. Praticamente sobre tapete vermelho! O hotel de 1827 tem uma vista para o Hardanger Fjord de tirar o fôlego. Passamos o fim de tarde saboreando este momento na piscina aquecida.

Flamsbana – Foto: Mariana Sampaio

Flamsbana – Foto: Mariana Sampaio

Entre Flåm e Myrdal – Foto: Mariana Sampaio

Entre Flåm e Myrdal – Foto: Mariana Sampaio

Do café da manhã fomos direto para a visita guiada no Hardangervidda Nature Centre. Depois rodamos mais um pouquinho e chegamos em Steinstø para almoçar na fazenda Steinstø Fruit Farm. Foi ali que comi a melhor torta de maçã da minha vida! Num cochilo chegamos em Norheimsund e conhecemos o Hardanger Maritime Museum que nos ensinou um pouco sobre construção de barco e produção de corda. No fim caminhamos pelo fiorde Promenade em tom de despedida.

No próximo post, falo sobre a cidade de Bergen, nossa última parada na Noruega.

*O Companhia de Viagem viajou a convite do Innovation Norway (escritório de turismo da Noruega).

Para saber mais:
www.visitnorway.com.br e www.fjordnorway.com

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!