Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Festivais de colheita celebram boa safra com costumes inusitados

Marcio Moraes

17/06/2016 15h32

Não há maneira melhor de conhecer uma nação – em todos os seus aspectos – do que participar de uma festividade local e mergulhar nas tradições, nos sons e nos sabores típicos do lugar. Os festivais de colheita, em especial, seguem a linha cronológica de seu povo desde quando a agricultura passou a ser realidade, ou seja, desde o princípio.

Divulgação

Divulgação

Embarque nesta viagem pelos festivais de colheita – tradicionais e modernos – mais interessantes do mundo e veja como várias nações comemoram cada temporada de fartura e prosperidade no campo.

1. Bacanália

As festas de colheita mais características, preservadas há séculos da mesma forma, são, em geral, as que comemoram a boa safra de uva. A maior delas acontece em Mendoza, cidade rural da Argentina e grande produtora de vinhos. No último domingo de fevereiro, o Arcebispo da cidade borrifa com água benta o primeiro cacho de uvas da temporada, dando início a um mês de comemorações, que incluem desfiles, shows e degustação de vinhos.

Divulgação

Divulgação

A versão brasileira da festa argentina não é menos interessante. Na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, a celebração da colheita da uva dura dois meses, entre janeiro e março. Neste período, os participantes do festival são convidados a imergir na cultura da uva, com a oportunidade de participar do processo de pisa da fruta e também conhecer as 74 vinícolas da região.

Divulgação

Divulgação

2. Deuses

Os agricultores de Minangkabau, na região oeste de Sumatra, encontraram um ritual inusitado para celebrar a colheita de arroz: surfar em touros. A tradição secular atrai muitos viajantes em busca de experiências tradicionais e excêntricas na Indonésia. Montados em pedaços de madeira, os surfistas agarram nas caudas de dois bois e são puxados em um terreno de lama. A prática tem como finalidade mostrar a força dos animais que, posteriormente, são vendidos em leilão.

Divulgação

Divulgação

Outro país onde o divino e o mundano se confundem é a Índia. Prova disso é o festival Holi, amplamente disseminado fora de seu país de origem. Ele é celebrado no mês de março como uma oferta a Deus para uma colheita farta, mas também como uma maneira de reafirmar a fraternidade do povo indiano. O pó colorido – ou gulal –, jogado nas pessoas durante a festa, serve para quebrar as barreiras de discriminação.

Divulgação

Divulgação

3. Tradição

Os rituais de colheita costumam acompanhar a história do povo que os celebra. No Reino da Suazilândia, pequeno país da África Austral, o Incwala marca o início da abundância de frutos no país e é um dos últimos rituais fiéis à ancestralidade africana. Para manter a tradição, visitantes não podem fotografar nem filmar a festa. Os homens das tribos rumam ao mar para buscar água e, assim, começar o festival que se estende por duas semanas, entre o fim de dezembro e início de janeiro. Galhos da árvore sagrada, lusekwane, são tecidos em um pavilhão onde a refeição é servida.

Divulgação

Divulgação

Os judeus de Israel também baseiam festividades em tradições ancestrais. O Sukkot, que hoje é um dos eventos mais importantes da cultura judaica, teve sua origem na comemoração de colheitas abundantes, no tempo em que o povo vagava pelo deserto em abrigos temporários e praticava a agricultura sazonal. Hoje, as famílias judaicas reconstroem as cabanas usadas há séculos, onde comem – e, às vezes, até dormem – por sete dias. Em 2016, o Sukkot acontecerá entre os dias 17 e 18 de outubro.

Divulgação

Divulgação

4. Thanksgiving

O feriado de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é o mais comemorado nos Estados Unidos e também é o período no qual os americanos mais viajam. Poucos sabem, no entanto, que essa celebração teve sua origem no outono de 1621, em Plymouth, Massachusetts, quando uma safra de trigo de sucesso rendeu aos roceiros três dias de festa e abundância.

Divulgação

Divulgação

Já a Alemanha tem o seu próprio Thanksgiving, que também surgiu como agradecimento à boa colheita da temporada. O Erntedankfest é festejado no primeiro domingo de outubro nas cidades rurais alemãs, com música, desfiles e também ações de caridade por parte da igreja. Longe dos holofotes turísticos, o evento mostra uma faceta autêntica e encantadora da cultura local alemã.

Divulgação

Divulgação

5. Flores

As festividades que celebram a boa safra não se limitam à colheita de alimentos. Na Ilha da Madeira, em Portugal, a charmosa cidade de Funchal se transforma por uma semana para receber a Festa da Flor. O festival, que acontece todos os anos uma quinzena após a Páscoa, cobre as ruas da cidade com tapetes de flor e enfeites na mesma temática. No dia do desfile, carros alegóricos passeiam pela rua principal de Funchal e apresentam a variedade de matizes e texturas da recente colheita.

Divulgação

Divulgação

Em Provence, na França, a atenção se volta para uma pequena flor azul, símbolo da região sul do país: a aromática lavanda. O Lavender Fest acontece em agosto, na bucólica cidade de Sault, a 160 quilômetros de Valência e a menos de 80 quilômetros de Aix-en-Provence. Entre as atividades especiais para o evento, há o campeonato de colheita de lavanda com foice e a venda de subprodutos da flor, como colônias e incensos.

Divulgação

Divulgação

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!