Companhia de Viagem

Pratos incríveis servidos nas primeiras classes dos aviões

Marcio Moraes

Não dá para negar que as comidas de avião não têm boa fama. Talvez porque as refeições sejam preparadas em grandes cozinhas industriais e requentadas à bordo. Entretanto, no que diz respeito à primeira classe, tudo muda. Os pratos muitas vezes são elaborados por chefs especialistas, com alimentos frescos e de altíssima qualidade. Já experimentei a alta gastronomia de algumas companhias aéreas e posso dizer que me surpreendi.

Ficou curioso? Então vou mostrar alguns dos pratos servidos nas primeiras classes para vocês terem uma ideia do que estou falando.

Emirates

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Emirates Airlines já é conhecida por seu serviço de bordo luxuoso, com comodidades como uma babá a bordo, e a comida também merece destaque. Os pratos vão de salmão grelhado com aspargos a comida japonesa e caviar, tudo fresco e feito na hora. O passageiro pode escolher seu prato à la carte, e o cardápio varia de acordo com a região e os alimentos produzidos por lá.

Qatar Airways

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Qatar Airways tem em sua seleção da primeira classe pratos como caviar na baguete com creme de leite azedo, mingau de caranguejo e macarrão fusili com molho de cogumelos. Opções de comida japonesa, como sushi, e árabe, como o meze clássico — com coalhada seca, baba ganoush e homus, também estão no menu. Como diferencial, a Qatar é uma das únicas companhias aéreas a oferecer duas refeições em um voo de 6 horas.

All Nipon Airways

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A All Nipon Airways prepara cardápios diferentes para cada um de seus destinos. No menu americano, por exemplo, uma das opções de refeição é confit de pato e lentilha refogada com caldo de frango. Se você for para a Inglaterra, pode pedir um pintado assado com mel, nozes e três tipos de cogumelos salteados. Mas as comidas japonesas estão disponíveis em todas as viagens, de sushi a salmão defumado recheado com queijo.

Singapore Airlines

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Singapore Airlines dispõe de cerca de 15 pratos para seus passageiros da primeira classe escolherem e já fazerem seus pedidos antes do voo. As alternativas também variam de acordo com o destino. Se for para Amsterdã, experimente a lagosta flambada e coberta com queijo, servida com risoto de açafrão, tomate e aspargos. Quem está voando para Sidney pode provar um carré de ovelha com caldo natural, vegetais grelhados e puré de alho cremoso.

Asiana Airlines

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os passageiros da primeira classe da Asiana Airlines podem usufruir de comida à vontade com um menu preparado pela famosa rede de restaurantes italianos La Cucina. Em parceria com chefs coreanos, a companhia aérea também desenvolveu um menu asiático especial que pode ser requisitado antes do voo. Assim, é possível degustar um abalone assado com pepinos do mar e camarão no conforto de sua poltrona.