Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Bibliotecas maravilhosas pelo mundo

Marcio Moraes

28/11/2016 08h30

Esse post vai para você viajante que é apaixonado por livros e arquitetura. Estamos acostumados com bibliotecas simples, com construções comuns, que costumamos visitar para estudar e pronto. Mas separei algumas para vocês, que vão muito além de livros. São arquiteturas incríveis, parecem de filme. Da só uma olhada!

 

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

O Real Gabinete Português de Leitura, localizado no Rio de Janeiro, é a maior biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. O seu acervo conta com aproximadamente 350.000 volumes, e atualmente é considerada um ponto turístico da cidade. Importantes painéis e estátuas de renomados artistas decoram o salão principal de leitura e a Galeria da Presidência. Entre as obras da biblioteca,  posso destacar um pergaminho do século 11 com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos, a Bíblia de Mogúncia de 1462 e a primeira edição de Os Lusíadas de 1572.

Fonte: www.realgabinete.com.br

Fonte: www.realgabinete.com.br

Fonte: www.realgabinete.com.br

Fonte: www.realgabinete.com.br

Fonte: www.realgabinete.com.br

Fonte: www.realgabinete.com.br

 

Biblioteca Pública de Nova York – Nova York, Estados Unidos

Sim, essa é a famosa biblioteca do filme O Dia Depois de Amanhã. A rede conta com vários prédios, o  mais famoso fica na Quinta Avenida no palácio Stephen A. Schwarzman. Sua fachada de mármore de 90 cm de espessura é decorada com leões de bronze batizados de Paciência e Fortaleza. Seus quatro andares guardam 15 milhões de itens, incluindo manuscritos medievais, papiros japoneses, a cópia mais antiga de Nican Mopohua de 1531 e duas cópias da primeira edição de Comedies. É literalmente coisa de filme!

Fonte: www.nypl.org

Fonte: www.nypl.org

Fonte: www.futuremedialab.com

Fonte: www.futuremedialab.com

 

Biblioteca Nacional da República Tcheca – Praga, Republica Tcheca

A Biblioteca Nacional da República Tcheca fica em Praga e é de uma beleza impressionante. Com a sua sede principal no complexo de prédios Klementinum, tem aproximadamente 2 hectares do centro histórico de Praga. A biblioteca que é decorada com afrescos pintados por Jan Hiebel, tem um acervo de 6,5 milhões de antiguidades como itens doados pelo Imperador do Sacro Império Romano Charles IV em 1366, papiros gregos, o Código de Vyšehrad, evangelho latino de 1085 e o manuscrito Passional of the Abbess Kunhuta de 1312.

Fonte: www.boredpanda.com/

Fonte: www.boredpanda.com/

Fonte: www.mgur.com/user/redheadsdoitbetter

Fonte: www.mgur.com/user/redheadsdoitbetter

 

Biblioteca Nacional Mariano Moreno – Buenos Aires, Argentina

A Biblioteca Nacional Mariano Moreno fica na Argentina, e é considerada a maior do país. O prédio segue a linha arquitetônica brutalista e foi erguida onde morou Juan e Evita Perón, interessante não é? A biblioteca conta com 21 livros raríssimos, como uma folha da Bíblia de Gutenberg de 1450 e duas obras inteiras de autoria de São Tomás de Aquino. Lá você também pode encontrar alas são de hemeroteca, fotografia, áudios, mapas, partituras e  leitura em braile, além de exposições que ocorrem lá frequentemente.

Fonte: www.wikiarquitectura.com

Fonte: www.wikiarquitectura.com

Fonte: www.taringa.net/

Fonte: www.taringa.net/

Fonte: www.laarena.com.ar

Fonte: www.laarena.com.ar

 

Biblioteca Palafoxiana – Puebla, México

Localizada em Puebla no México, foi a primeira biblioteca construída no continente americano, fundada quando o bispo Juan de Palafox e Mendoza doou 5 mil livros de seu acervo pessoal. Hoje a biblioteca conta com mais de 45 mil volumes e foi incluída na Lista da Memória do Mundo pela UNESCO em 2005. Os livros ainda ficam nas estantes originais do século XVIII e a biblioteca ainda abriga uma obra de Nino Pisano, pintor siciliano, chamada Madonna de Trapani.

Fonte: Mariana Sampaio

Fonte: Mariana Sampaio

Fonte: Mariana Sampaio

Fonte: Mariana Sampaio

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!