Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça as catedrais mais encantadoras do mundo!

Marcio Moraes

11/01/2017 08h00

No post de hoje venho falar sobre as majestosas catedrais, construções muito antigas que fizeram parte da história e ainda hoje nos deixam de boca aberta quando vemos a magnitude e os detalhes de cada construção. Vale a pena visitar cada uma dessas obras primas da arquitetura e mencionei uma aqui no Brasil, dentre tantas, que para quem mora em São Paulo é fácil de visitar.

 

Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de São Paulo é mais conhecida como Catedral da Sé por estar localizada na Praça da Sé e é a maior igreja de São Paulo Capital. A construção começou em 1913, no lugar da antiga igreja matriz, e terminou 40 anos depois para o aniversário de 400 anos da cidade. Apesar de a construção ter características de outros estilos arquitetônicos, o predominante é o Neogótico. Em 2002 foi reformada e reinaugurada seguindo a planta original de 1912 do arquiteto Maximilian Emil Hehl.

Se Cathedral

Sé Cathedral in Sao Paulo, Brazil

Cripta da Catedral da Sé

Cripta da Catedral da Sé

Fonte: Francisco Aragão

Fonte: Francisco Aragão

 

Catedral de Milão

A catedral de estilo gótico, que é conhecida em italiano como Duomo di Milano começou a ser construida em 1386 com mármore branco-rosa de Candoglia, tirado da sua própria marmoraria e levou quase 5 seculos para ser finalizada. Está entre as 5 maiores igrejas do mundo e é um passeio indispensável se você estiver em Milão, diz a lenda que um dos 3 pregos usados para pregar Jesus na Cruz está guardado lá.

Milan - Duomo

Fonte: www.duomomilano.it/en/

Fonte: www.duomomilano.it/en/

MILAN, ITALY - JULY 4 2015: Interior of the Duomo di Milan, Milan, Italy. Metropolitan Cathedral of the Nativity of Saint Mary

 

Catedral de Santiago de Compostela

Localizada na cidade de Santiago de Compostela, capital da Comunidade Autônoma de Galiza, a catedral de estrutura românica foi construída entre 1075 e 1112 e consagrada em 1128, durante as cruzadas. Foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896 pela UNESCO e sua fachada barroca foi feita pelo arquiteto Fernando de Casas Novoa e outros escultores. A catedral está localizada onde encontraram no ano de 829 o possível túmulo de Santiago Maior, patrono da Espanha, e desde então, milhares de peregrinos já fizeram o Caminho de Compostela.

Catedral_de_Santiago_de_Compostela_2010

Cathedral of Santiago de Compostela. Galicia, Spain

Fonte: www.benevale.com

Fonte: www.benevale.com

Fonte: www.benevale.com

Fonte: www.benevale.com

Fonte: www.benevale.com

Fonte: www.benevale.com

 

Catedral de Notre-Dame

Uma das Catedrais mais conhecidas do mundo, de estrutura gótica, a Catedral de Notre- Dame (Nossa Senhora) em Paris foi iniciada em 1163 dedicada à Maria, mão de Jesus Cristo. Em frente á catedral, na Praça Parvis, está o Marco Zero, uma placa circular em bronze que simboliza o km 0 de todas as estradas da França. A Catedral também foi cenário para um livro de Victor Hugo, que ficou famoso e ganhou um filme da Disney baseado em um de seus personagens, Quasímodo, O Corcunda de Notre Dame.

Notre Dame Cathedral - Paris

Notre Dame de Paris cathedral, France

Gargoyle and wide city view from the roof of Notre Dame de Paris, France

Escultura de gárgula no topo da Catedral

Fonte: Camille Panzera

Fonte: Camille Panzera

Fonte: Camille Panzera

Fonte: Camille Panzera

Vitrais

Vitrais

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!