Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Explore o melhor do mundo dos vinhos em Mendoza, na Argentina

Marcio Moraes

12/04/2017 08h00

Você sabia que a Argentina foi o 9º maior produtor de vinho do mundo em 2016? Nossos hermanos foram responsáveis por 880 milhões de litros da bebida no último ano, e uma das principais responsáveis por esse número é a cidade de Mendoza. Há pouco mais de duas horas de voo da capital Buenos Aires, a região é conhecida justamente pelos seus vinhos. Selecionei então cinco vinícolas que você não pode deixar de visitar quando der uma passada por lá! Vem conferir!

O. Fournier

Depois da Espanha e do Chile, foi a vez da Argentina receber a vinícola do empresário José Manuel Ortega. Localizada no Vale do Uco, uma das três regiões de Mendoza, a O. Fournier apresenta não apenas uma excelente qualidade de vinhos, mas sim uma experiência completa e maravilhosa.

Além de um restaurante espetacular, que grande parte dos produtos vêm da horta orgânica da vinícola, o espaço ainda conta com dezenas de obras de arte, inclusive dentro da sala de repouso dos vinhos! São 300 mil metros quadrados, que vão te deixar de queixo caído. A O. Fournier possui ainda três áreas de plantio diferentes, e você tem a oportunidade de conhecer todas elas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cobos

Uma das mais novas vinícolas de Mendoza tem um grande diferencial já de cara. Sua uva carro chefe é a Cabernet Sauvignon, e não a Malbec, típica da Argentina. Mesmo assim, uma boa pedida durante a visita é degustar de alguns vinhos Malbec da Cobos.

Por estar em uma região diferente das demais, é possível perceber como o microclima e o terroir (a terra), tem muito efeito no sabor do vinho! A bodega ainda apresenta um ambiente moderno, mesclado em torno de suas parreiras, criando um contraste incrível!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Catena Zapata

Considerada por muitos a vinícola responsável por colocar os vinhos argentinos no mapa, a Catena Zapata é bastante conhecida, inclusive aqui no Brasil. Com uma tradição familiar, e vinhos para todos os gostos e bolsos, variando de U$10 a U$500, a propriedade brinca com os efeitos da altitude nos vinhos.

Os tours e degustações acontecem em pequenos grupos, acompanhados sempre de um especialista da casa. Além de conhecer o processo de fabricação dos vinhos e experimentá-los, um dos pontos altos do passeio é conhecer um pouco mais da história do local e da família Catena Zapata, que cuida até hoje da vinícola!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Achaval Ferrer

Saindo um pouco das grandes produtoras, uma parada imperdível é a Achaval Ferrer. Mantendo uma tradição de vinhos artesanais e prezando sempre pela alta qualidade de seus produtos, um de seus rótulos não tem safra desde 2007, por não atender aos padrões impostos por ela.

Com quatro vinhas em diferentes altitudes, os vinhos da Achaval recebem críticas excelentes. Robert Parker, um dos maiores conhecedores de vinho da atualidade, deu 99 pontos para o Finca Altamira la Consulta 2009, e esse não é o único premiado da vinícola. Durante a visita, é possível conhecer a Bella Vista Vineyard, e passear um pouco à beira do Rio Mendoza.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Trapiche

Conhece aquele ditado "os últimos serão as primeiros"? Pois é… A última vinícola da nossa lista é a número um da Argentina, segundo o World Ranking Wine. A Trapiche não só é uma das mais antigas da região, mas também uma das mais importantes! E isso não é coisa recente não.

Um dos momentos mais inesquecíveis dessa visita é quando conhecemos a estrada de ferro que, quando estava sendo construída, teve seu caminho alterado para passar por dentro da propriedade! Os vinhos produzidos pela Trapiche eram engarrafados só em Buenos Aires, e eram transportados até lá de trem. Ah, e enquanto estiver lá, não deixe de provar o Terroir Series Malbec Finca Orellana 2011, que foi eleito o melhor vinho argentino, e ganhou um total de oito prêmios!

Foto: Magalie L'Abbé

Foto: Magalie L'Abbé

Bom, já escolheram as próximas paradas quando visitarem Mendoza? Eu garanto que você não vai se arrepender!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!