Descubra as curiosidades do Louvre, museu mais visitado do mundo
Ir a Paris e não visitar o Museu do Louvre é quase um pecado! Entre as 38 mil obras expostas, estão a icônica Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e A Balsa da Medusa, de Théodore Géricault. O museu recebeu 7,4 milhões de visitantes só em 2016, sendo que destes, quase 70% eram estrangeiros.
Nesta quinta-feira (10/8), o lugar completa 224 anos desde sua inauguração. Com tanto tempo de vida, é impossível que ele não tenha segredos guardados, né? Para comemorar o aniversário do museu mais visitado do mundo, trouxe alguns destes fatos quase desconhecidos para você descobrir!
O edifício foi construído para ser um palácio
O Louvre começou a ser construído para ser um palácio, no século 16, a mando do rei François I, responsável pelos castelos do Vale do Loire. Sem ter sido finalizada, a obra foi ganhando novas estruturas de acordo com cada rei francês que assumia o poder. Por isso, o museu é uma mistura de diferentes estilos. Entre os arquitetos que deixaram sua marca estão Claude Perrault e Louis Le Vau.
A maior pintura do museu está na mesma sala que Mona Lisa
"O Casamento em Caná", de Pablo Veronese, é a maior pintura do museu e está localizada na mesma sala em que Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Não é para menos que alguns visitantes se decepcionam com o tamanho da Gioconda, que possui 77 cm de altura por 53 cm de largura enquanto a obra de Veronese tem 6 m por 9 m.
É possível fazer um tour inspirado em "O Código da Vinci"
Os fãs de "O Código da Vinci" (2003) podem fazer um tour pelo local inspirado no livro de Dan Brown. É possível seguir os passos de Robert Langdon e Sophie Neveu, protagonistas da história, e aprender a diferenciar a ficção da realidade durante o caminho.
A famosa pirâmide de vidro foi alvo de críticas
A pirâmide de vidro do Louvre é certamente um de seus maiores símbolos. Mas na época em que foi inaugurada, em 1989, foi muito criticada por contrastar com a arquitetura histórica do local e foi até chamada de sacrilégio. Projetada pelo norte-americano I.M. Pei – arquiteto atualmente com 100 anos de idade! –, a estrutura é uma das principais atrações do lugar.
Você pode visitar o museu à noite
Quem não gostaria de passear por um museu sem filas e sem pressa, com todo o tempo para apreciar o local? No Louvre, dá para ter um gostinho disso, já que, nas quartas e sextas-feiras, ele fica aberto das 9h às 21h45. Quem escolhe visitá-lo mais tarde enfrenta menos fila e competição com outras pessoas na hora de admirar as obras.
E aí, você já conhecia essas curiosidades? Já teve a oportunidade de visitar o Louvre? Conte nos comentários!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.