Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Só a Rússia tem o verdadeiro estrogonofe. Você sabia?

Marcio Moraes

18/08/2017 08h00

Prato de borsch. Foto: ALLEKO/iStock

Todos nós sabemos que a ex-União Soviética se destaca na produção e consumo de vodka, mas conhecemos pouco sobre a gastronomia local. Um exemplo mais famoso é o estrogonofe, você sabia que é um prato russo? A história de sua origem diz que o nome vem da família Stroganov, porém, não foi descoberto qual membro da família teria criado a receita. Também reza a lenda que os ingredientes páprica e mostarda foram acrescentados pelos franceses, e o ketchup pelos estadunidenses.

Prato de estrogonofe russo. Foto: kolotuschenko/iStock

Existe ainda a ideia de que a nomenclatura vem do verbo russo strogat, que significa cortar em pedaços. Outros pratos típicos são o borsch, uma sopa de beterraba bem comum em países do Leste Europeu, e o blini, uma espécie de canapé feito com uma mini panqueca na base e geralmente acompanhada por salmão ou caviar. Hoje, trouxe os restaurantes mais legais (tradicionais e modernos) que conheci nesta viagem pelo país gelado.

Prato de Blini. Foto: margouillatphotos/iStock

Russian Ampir

O restaurante Russian Ampir está situado no Stroganov Palace – sim, o mesmo da família do prato típico! – um palácio de São Petersburgo construído em 1752. O lugar foi lar de Alexander Stroganov, membro da família real. Com decoração no melhor do estilo imperial russo, o estabelecimento oferece diversas opções do estrogonofe.

Foto: Divulgação

Kokoko Restaurant

O moderno Kokoko Restaurant, em São Petersburgo, muda o cardápio de acordo com as estações do ano. No verão e no outono, o menu é rico em legumes e verduras. Mas, durante o inverno, eles preservam os ingredientes e se aproximam dos pratos tradicionais russos até a chegada da primavera.

Foto: Divulgação

White Rabbit

Localizado no 16º andar de um edifício de Moscou e dentro de uma cúpula de vidro, o contemporâneo White Rabbit é comandado pelo chef Vladimir Mukhin e traz um menu baseado na sazonalidade. Neste ano, o local foi considerado o 23º melhor restaurante do mundo pelo ranking The World's 50 Best Restaurant, da revista britânica Restaurant.

Foto: Divulgação

City Space Bar & Restaurant

Com vista panorâmica para a cidade Moscou, o City Space Bar & Restaurant está no 34º andar do hotel cinco estrelas Swissotel Krasnye Holmy. Como o próprio nome diz (space em inglês significa espaço), o local possui uma atmosfera espacial e futurística. A especialidade do bar é a variedade em drinks.

Foto: Divulgação

Difícil não sentir vontade de ir correndo para a Rússia, né? 

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!