Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Você dá gorjeta do jeito certo quando viaja?

Marcio Moraes

06/09/2017 08h00

Você costuma dar gorjeta em restaurantes, hotéis ou outros passeios durante suas viagens? O costume de dar um "trocado" como agradecimento ao serviço depende da cultura do país ou até de uma pequena região. Por isso, às vezes deixamos de dar esse dinheiro a mais com medo de ofender, mesmo quando estamos muito satisfeitos com atendimento. Para acabar com a dúvida, contarei um pouco sobre a etiqueta de gorjeta em alguns outros países!

Foto: Get Up Studio/iStock

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, um dos destinos preferidos dos brasileiros, a gorjeta é levada muito a sério. Em táxis e restaurantes, é esperado que o cliente dê de 15 a 20% do valor após a refeição. Se for um bar, a pessoa desembolsa um dólar por drink. No serviço de hotel, o valor depende da função, mas varia entre US$1 e US$4. Minha dica é não ignorar essa regra social, porque é considerado falta de educação no país!

França

A frase "service compris", que significa serviço incluso, é muito comum no país. Ou seja, a maioria dos restaurantes na França já inclui o atendimento na conta, mas a gorjeta é bem aceita, caso o cliente se sinta muito satisfeito com o atendimento. Neste caso, você pode escolher entre 10% da conta ou um valor entre 2 e 5 euros.

Emirados Árabes Unidos

A regra estadunidense de 15 a 20% nos restaurantes vale também para os Emirados Árabes Unidos. Em Dubai, assim como no Brasil, os locais costumam acrescentar direto na conta os famosos 10% de serviço. Na cidade, taxistas não costumam pedir, mas é bom dar uma nota de 5 dirhams.

África do Sul

Na África do Sul, o mais comum é pagar diretamente à pessoa que te atendeu. Nos restaurantes, o ideal é dar de 10 a 15% para o garçom. Os taxistas esperam 10%, e os guias 25 rands por pessoa. Caso um guarda com identificação cuide do seu carro enquanto está estacionado – as autoridades do país empregam estes 'seguranças de carros' mas sem salário –, pague de 15-20 rands.

Austrália

Na Austrália, os funcionários não esperam gorjeta como em outros países onde a regra é mais universal, como os EUA. Um dos motivos é pelos bons salários que garçons e outras profissões na área de serviços recebem. Então, é possível que recusem o dinheiro. Porém, se optar dar a gorjeta, o ideal é 10% para quem o atendeu.

Foto: Jack F/iStock

Tem alguma história para contar sobre esse costume em outros países? Compartilhe nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!